Javier Soriano/AFP

Bert van Marwijk, técnico da Holanda, está indiferente às críticas de Johan Cruyff

05/07/2010 - 15h53

Técnico da Holanda critica Cruyff e diz que Barcelona influencia sua seleção

Mauricio Stycer
Na Cidade do Cabo (África do Sul)

Em mais uma rusga com Johan Cruyff, o maior jogador da história da Holanda, o atual técnico da seleção, Bert Van Marwijk, disse que está ouvindo “muitos palpites”, mas não vai se deixar levar “pela opinião de outras pessoas”. Cruyff criticou recentemente a Holanda por praticar um futebol menos ofensivo do que, segundo ele, seria a tradição holandesa.

Em outra questão, um repórter observou que Cruyff e Rinus Michels, técnico da Holanda em 1974, falaram a respeito da nítida influência dos jogadores holandeses sobre o futebol da Espanha. “É um grande elogio, mas acho que é o Barcelona que influencia o futebol holandês. É o time que hoje joga o futebol mais bonito do mundo”.

O capitão da equipe, o lateral Giovanni van Bronckhorst, também participou da entrevista e falou do tema que mobiliza a imprensa holandesa: “Muita gente diz que não estamos jogando futebol bonito. Hoje, acho que o mais importante é vencer. No passado, jogamos muito bem, mas perdemos. É óbvio que queremos também jogar bonito, mas antes queremos ganhar”.

Questionado sobre a entrevista que o meia Wesley Sneijder deu a uma revista holandesa, na qual falou da importância do técnico ser uma pessoa calma, diferentemente de Maradona e Dunga, Van Marwijk respondeu: “Não sou tão diferente assim. Uma vez chutei uma placa de publicidade. Tenho emoções. Mas é importante sempre manter a calma porque os jogadores precisam de alguém com esta perspectiva.”

Van Marwijk não definiu a equipe que enfrentará o Uruguai nesta terça-feira, na primeira semifinal da Copa, às 15h30 (horário de Brasília), na Cidade do Cabo. Disse apenas que todos os jogadores estão aptos a participar. Indagado mais de uma vez sobre a final da Copa, o técnico se irritou: “Não quero falar da final.”

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host