Michael Probst/AP

Fernando Torres comemora gol do título da seleção espanhola na Eurocopa 2008

05/07/2010 - 07h01

Em replay da Eurocopa, renovação drástica alemã desafia base espanhola

Do UOL Esporte
Em São Paulo
BASE ESPANHA-08 BASE ESPANHA-10
Casillas Casillas
Sergio Ramos Sergio Ramos
Puyol Puyol
Marchena Piqué
Capdevilla Capdevilla
Marcos Senna Busquets
Iniesta Xabi Alonso
Xavi Xavi
David Silva Iniesta
David Villa David Villa
Fernando Torres Fernando Torres

Quando Alemanha e Espanha pisarem no gramado do estádio Moses Mabhida, as lembranças da final da Eurocopa-2008 serão inevitáveis. As recordações serão mais saborosas para a Fúria, que conquistou o título após vitória por 1 a 0 e manteve a fórmula do sucesso nestes dois anos. Derrotada, a Alemanha encarou um processo com mais mudanças no caminho até o Mundial e realizou uma drástica renovação em seu time titular.

O reencontro entre as seleções acontece nesta quarta-feira, às 15h30. O momento é dos jovens da Alemanha, que somam duas goleadas (4 a 1 e 4 a 0) sobre as gigantes Inglaterra e Argentina. Os espanhóis, que mostraram pouco na Copa do Mundo até agora, descartam que a vitória de dois anos atrás possa ter alguma influência a seu favor.

“Eles devem estar muito motivados, mas também estamos no melhor do nosso jogo e com vontade de melhorar. Tenho certeza que será um jogo em que os dois lados irão querer ter a bola. Será uma grande batalha. Temos acompanhado o progresso da Alemanha durante a Copa do Mundo e estão jogando de forma espetacular”, disse Iniesta.

A excelente campanha do time germânico na Copa é liderada, em boa parte, por dois novatos. Müller e Özil dominam as ações ofensivas da Alemanha e não sentiram a pressão de entrar na Copa com pouca experiência anterior com a camisa tricampeã mundial. As mudanças bem-sucedidas se completam com a entrada do goleiro Neuer, do lateral Boateng e do volante Khedira.

BASE ALEMANHA-08 BASE ALEMANHA-10
Lehmann Neuer
Friedrich Lahm
Metersacker Mertesacker
Metzelder Friedrich
Lahm Boateng
Frings Khedira
Hitzlsperger Müller
Ballack Özil
Schweinsteiger Schweinsteiger
Podolski Podolski
Klose Klose

Experiente e figura fundamental da Alemanha desde a Copa-2002, Miroslav Klose concorda com Iniesta sobre o progresso da equipe nos últimos dois anos. “Temos jogadores jovens e talentosos, uma equipe diferente da de 2008. Vamos mostrar na quarta-feira”, prometeu o polonês naturalizado alemão.

Vitoriosa e com uma geração elogiada por especialistas, a Espanha pouco mudou em relação ao torneio continental disputado na Suíça e na Áustria. Apenas dois jovens do Barcelona tomaram as vagas de jogadores acima dos 30 anos. Piqué entrou no lugar de Marchena, e o brasileiro naturalizado Marcos Senna cedeu espaço para Busquets. Xabi Alonso é titular do time atual. Mesmo na reserva da Euro-2008, ele foi importante na campanha vitoriosa.

Questionado sobre como será enfrentar a Alemanha mais uma vez, David Villa preferiu jogar a pressão para o lado adversário. “A Alemanha não está contente em enfrentar a Espanha nas semifinais”, comentou o artilheiro da Copa, com cinco gols. O atacante minimiza as atuações irregulares da Fúria até agora na África do Sul. “Cada partida tem uma história diferente”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host