05/07/2010 - 13h32

Em carta à CBF, Dunga diz que corrigiu os erros do passado da seleção brasileira

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Dunga, ex-treinador da seleção, levou o Brasil às quartas de final da Copa de 2010, mesma posição alcançada pelo treinador Carlos Alberto Parreira, em 2006. Porém, em carta enviada ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ele diz que corrigiu os erros do passado do time brasileiro e se apoderou da campanha da Copa de 2006 para justificar seu raciocínio

Na metade do terceiro parágrafo, Dunga escreve: "Com certeza, os erros do passado foram corrigidos. Em relação a 2006, renovamos o elenco a Seleção Brasileira de Futebol e, por extensão, a própria Confederação Brasileira de Futebol – CBF, as recentes pesquisas de opinião pública, os resultados obtidos pelos patrocinadores e, notadamente, as conquistas alcançadas dentro de campo, indiscutivelmente, comprovam tal afirmação."

Na abertura da carta, o treinador agradeceu Ricardo Teixeira “pela confiança, respaldo e autonomia concedida”. E, no segundo parágrafo, o técnico brasileiro lamentou a derrota no Mundial de 2010. Somente a partir do terceiro parágrafo, Dunga iniciou suas justificativas pela eliminação.

“Evidentemente, desde o início, por ocasião da minha contratação, não estava, e nem poderia estar, assegurado à conquista do hexa-campeonato,a uma, pelo desafio, e, a duas, pela complexidade da missão.”

A carta também dá a entender que o treinador gostaria de permanecer no cargo. "Agora, como sempre, foi a postura por mim adotada, incontinenti, resta-me acatar à sua decisão, pois, certa ou não, a mim não cabe questioná-la, na medida em que essa é a prática, de longa data, adotada no futebol, de todos conhecido, considerando que a vida segue, os compromissos são muitos e os interesses variados e complexos", disse Dunga.

Ontem, ao chegar a Porto Alegre, o treinador disse que sua permanência na seleção dependeria, ainda, de uma conversa com Ricardo Teixeira, que ocorreria em "algumas semanas". Pouco depois, a CBF comunicou a demissão de Dunga e a dissolução da comissão técnica em seu site oficial -Dunga foi avisado por telefone.

De acordo com Juarez Rosa, assessor de Dunga, a carta é a única explicação que será dada pelo treinador. Não está prevista nenhuma outra declaração oficial de Dunga sobre o Mundial.


Veja abaixo a íntegra da carta de Dunga:

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host