04/07/2010 - 12h58

Copa do Mundo social começa neste domingo na África do Sul

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Presidentes da África do Sul, Jacob Zuma, e da FIFA, Joseph Blatter, abrem o 'Football for Hope'

    Presidentes da África do Sul, Jacob Zuma, e da FIFA, Joseph Blatter, abrem o 'Football for Hope'

Iniciada neste domingo, em Johanesburgo, uma Copa do Mundo social nomeada "Football for Hope" e promovida por meio de disputas entre 32 seleções internacionais que unem futebol e projetos educativos.

O campeonato é organizado pela FIFA e durará até o dia 10 na township de Alexandra, ex-gueto negro instalado no coração da capital econômica da África do Sul.

“O objetivo é colocar pessoas do mundo inteiro em contato e disseminar esperança por meio do futebol”, disse o presidente da FIFA, Joseph Blatter, que acompanhou a abertura ao lado do presidente da África do Sul, Jacob Zuma. “É um torneio baseado em respeito e boa vontade”, completou Blatter.

“A equipe da paz”, que reúne israelenses e palestinos, “Kids4Life”, cujos membros lutam contra a aids em Lesoto, e representantes da associação britânica “Pais contra as drogas” figuram entre os grupos participantes – todos mistos, para promover a igualdade de gêneros.

A primeira partida da fase de grupos foi realizada neste domingo, entre um grupo local responsável por um projeto comunitário em Alexandra e uruguaios que lutam na defesa dos direitos da criança.

A township de Alexandra deveria abrigar um dos 20 “Centros de Esperança” que a FIFA prometeu construir no continente africano por conta da Copa da África do Sul.

Somente oito destes centros já foram criados, como o de Khayeltisha, uma imensa township próxima à Cidade do Cabo, ou de Mathare, instalado perto de Nairobi.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host