03/07/2010 - 07h53

Uruguaios comemoram classificação com carnaval e lágrimas

Por Marcia Carmo
Da BBC Brasil
Em Buenos Aires (ARG)

A euforia tomou conta da Praça Independência e da Avenida Dezoito de Julho, no centro de Montevidéu, onde uma multidão comemorou nesta sexta-feira a vitória da seleção do Uruguai contra Gana.

Esta será a primeira vez que o Uruguai disputa as semifinais de uma Copa do Mundo desde 1970. Com rostos pintados de azul, branco e amarelo, eles ergueram bandeiras do país, soltaram fogos, tocaram tambores típicos do carnaval e das comemorações locais, gritaram e choraram.

"La Celeste, La Celeste", diziam à rádio Espectador, na Dezoito de Julho, referindo-se ao apelido da seleção do país. O locutor da rádio disse que a equipe de produção estava igualmente "emocionada e algumas pessoas estão aqui chorando".

"Olé, olé, Uruguai, cada dia te quiero más", cantavam nas ruas os torcedores, em um carnaval improvisado:

Buenos Aires

"Somos um país pequeno, do tamanho de uma província da Argentina ou do Brasil. Vocês podem imaginar a nossa alegria? É histórico", disse um torcedor uruguaio, às lágrimas, na concentração em frente à embaixada do país em Buenos Aires.

Outra torcedora disse que "sofremos, sofremos muito, mas valeu a pena". O presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, disse, antes mesmo do final dos pênaltis, que a seleção do país já era "vitoriosa" e mandou "felicitações" aos jogadores.

"A celeste já ganhou porque está dando uma lição ao país", disse Mujica. Mas ressalvou que os uruguaios "querem mais". O presidente disse ainda que sua expectativa é que a final será entre Uruguai e Argentina – países cujas capitais são banhadas pelo rio da Prata e que juntos compartilham a cultura do tango.

O jornal uruguaio Observador escreveu em seu site "Loucura total". "Senhoras e senhores, o 'Loco Abreu' confirmou que está louco de verdade e por culpa dele e de todo o time o Uruguai está entre os quatro melhores do mundo depois de quarenta anos", disse em artigo.

O atacante do Botafogo, conhecido como 'Loco Abreu', converteu o penalti que deu a vitória à seleção do país contra o time africano.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host