Bruno Freitas/UOL

Torcedores acompanham saída da seleção do hotel em Port Elizabeth, palco da queda

03/07/2010 - 11h22

Sob aplausos e protestos, seleção brasileira deixa cidade da eliminação

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Port Elizabeth (África do Sul)

Um dia depois de ser eliminada da Copa do Mundo, a seleção deixou seu hotel em Port Elizabeth para seguir viagem a Johanesburgo e fazer rápida conexão antes de voltar ao Brasil. A saída da equipe foi marcada por aplausos de torcedores estrangeiros e protestos da minoria brasileira. Cerca de 300 pessoas acompanharam a melancólica despedida.

Dunga foi o alvo principal dos torcedores insatisfeitos. Ouviu diversos palavrões e ofensas. Um carro com quatro brasileiros passou pelo menos três vezes em frente ao hotel para xingar o treinador que está de saída da seleção. Já os curiosos, em sua grande maioria estrangeiros, aplaudiram o grupo.

Um garoto sul-africano ganhou uma camisa da seleção minutos antes de o ônibus sair. James Stuart, de sete anos, entregou um desenho a Kaká dizendo que sentiria falta do camisa 10 e desejando bom trabalho ao jogador do Real Madrid. Horas antes, ele fora barrado junto com a mãe na porta do hotel.

A polícia armou um forte esquema de segurança. Mais de dez viaturas escoltaram o ônibus brasileiro. Pelo menos quatro ruas no trajeto hotel-aeroporto foram bloqueadas para facilitar o deslocamento. O ônibus seguiu direto para um hangar do aeroporto de Port Elizabeth. Os jogadores foram embarcar pela pista, seguindo procedimento da Fifa.

Julio Cesar foi um dos jogadores que demonstrou mais tristeza na saída do ônibus. Estava com os olhos marejados, cheios de lágrima. A decepção pela queda diante da Holanda nas quartas de final deve marcar todo o trajeto de volta do time ao Brasil.

Os jogadores ganharam o sábado de folga, mas não deixaram o hotel. Evitaram qualquer contato com a torcida. O zagueiro Luisão chegou a aparecer na janela, mas só por alguns instantes. Os atletas prometem dar novas entrevistas na chegada ao Rio de Janeiro e depois a São Paulo.

A seleção chega a Johanesburgo no início da noite no horário local e embarca em voo fretado ao Brasil às 21h (16h de Brasília). A expectativa é que o desembarque ocorra primeiro no Rio de Janeiro já no início da madrugada brasileira. Em seguida, jogadores e comissão técnica se dividem e seguem para suas respectivas cidades.

*Atualizada às 11h39

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host