03/07/2010 - 07h40

Seleção deve ter time 'nacional' no primeiro jogo pós-era Dunga, em agosto

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Port Elizabeth (África do Sul)

O torcedor pode se preparar para ver uma seleção brasileira totalmente modificada no primeiro jogo depois da era Dunga. Não será a renovação em si projetada para 2014, mas sim uma necessidade. Isso porque a equipe volta a campo no dia 8 de agosto para fazer um amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jersey, e todos os 23 convocados para a Copa estarão de férias ou em início de pré-temporada.

QUEM FICA E QUEM SAI PARA A COPA-2014

  • Arte UOL

    Mais uma Copa do Mundo acabou para o Brasil e outro se fechou. A geração "África 2010" não fez seu papel e volta para casa de mãos abanando. Agora, além da busca por um novo treinador, a seleção também dará início a mais uma renovação. Dunga excluiu os medalhões de 2006. Seu sucessor será praticamente obrigado a excluir o núcleo defensivo deste ano, e a idade será fator decisivo na renovação.

    O trio Juan (31 anos), Lúcio (32) e Gilberto Silva (33) já entrou na casa dos 30 e sabia que a Copa de 2010 seria a última de suas carreiras. Também por idade, outros seis nomes que estiveram na África devem dar adeus: Gilberto (34), Kleberson (31), Grafite (31), Josué (30) e Doni (30). Leia

Por isso, a expectativa é que o sucessor de Dunga monte um grupo novo, formado basicamente com jogadores que atuam no futebol brasileiro, já que mesmo os atletas que atuam na Europa e não disputaram a Copa estarão em período de recesso ou início de temporada. O principal período de férias no futebol europeu é entre julho e agosto.

Já o futebol brasileiro terá retomado normalmente suas atividades semanas antes. As equipes estão se preparando para o reinício do Campeonato Brasileiro e puderam reforçar o condicionamento físico de seus atletas durante a parada da Copa do Mundo.

Dunga confirmou na coletiva da última sexta-feira, após a derrota por 2 a 1 para a Holanda e a eliminação nas quartas de final, que seu trabalho à frente da seleção está encerrado. Foi contratado para tentar o hexa na África do Sul e deixaria a função mesmo em caso de vitória.

A CBF, agora, começa a estudar nomes para substituir o comandante gaúcho. O período é de crescente especulação. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pretende anunciar o novo treinador antes do amistoso contra os Estados Unidos.

A entidade programou mais cinco amistosos depois do confronto com os norte-americanos. Assim, a seleção totalizará seis partidas ainda em 2010, repetindo a quantidade de jogos realizados no segundo semestre de 2006, depois da queda nas quartas de final da Copa da Alemanha.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host