03/07/2010 - 05h09

Seleção amanhece protegida pela polícia e com provocações de holandeses

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Port Elizabeth (África do Sul)

O sábado da seleção brasileira começou tranquilo em Port Elizabeth um dia após a eliminação na Copa do Mundo. A equipe chegou sob protestos ao hotel horas depois da derrota por 2 a 1 para a Holanda, mas nesta manhã (madrugada no horário de Brasília) encontrou um cenário de paz. As manifestações que aconteceram foram de holandeses que passavam pela rua e buzinavam. Dois carros com brasileiros dispararam xingamentos direcionados a Felipe Melo. Cerca de dez policiais fazem um plantão no local e impedem a aproximação de curiosos.

“Onde vocês estão indo? Aqui só podem entrar os membros da seleção brasileira e os hóspedes do hotel”, avisou um policial logo na entrada do hotel, localizado de frente para o mar em Port Elizabeth, palco da queda brasileira nas quartas de final da Copa.

Poucos torcedores foram para a frente do hotel, a maioria estrangeiros. Tentaram, de longe, ver uma última imagem da seleção. “Esse Brasil foi um time muito normal, muito próximo de todos os outros”, comentou Dayle, sul-africano que mora nos Estados Unidos.

A torcida holandesa não perdoou. Inúmeros carros que passaram em frente ao hotel do Brasil buzinaram e ensaiaram algumas rápidas provocações, mas nada que desse trabalho à polícia ou causasse qualquer reação mais intensa. Alguns brasileiros divididos em dois carros ofenderam a seleção e culparam Felipe Melo, expulso contra a Holanda e autor de um gol contra. “Valeu, Felipe Melo”, disseram, ironicamente.

Os jogadores têm o dia livre até as 17h, quando a delegação embarca para Johanesburgo, onde quatro horas depois pega o voo fretado de volta para o Brasil. Até o fim desta manhã (no horário local) nenhum atleta foi visto deixando o local, apenas membros da comissão técnica e seguranças.

Na última sexta-feira, após deixar o estádio Nelson Mandela Bay chorando e buscando explicações, a seleção foi recebida no mesmo hotel sob protestos. Torcedores chamaram Dunga de burro e gritaram o nome de Ronaldinho Gaúcho, preterido pelo treinador na convocação anunciada em maio.

O Brasil se despediu da Copa do Mundo com três vitórias, um empate e uma derrota. Antes de cair diante dos holandeses, a seleção teve dificuldades para superar a Coreia do Norte na estreia (2 a 1), passou pela Costa do Marfim por 3 a 1 e encerrou a fase de grupos empatando sem gols com Portugal. Nas oitavas de final, bateu o Chile por 3 a 0. E na última sexta, depois de um segundo tempo terrível, foi atropelada pela Holanda.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host