03/07/2010 - 10h34

Jogadores de Gana visitam Mandela, que consolou Gyan após pênalti perdido

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (AFS)
  • Gyan se desespera após a derrota de Gana para o Uruguai. Ele errou pênalti no final da prorrogação

    Gyan se desespera após a derrota de Gana para o Uruguai. Ele errou pênalti no final da prorrogação

Mesmo após a derrota devastadora para o Uruguai, os jogadores da seleção de Gana foram recebidos como heróis na mansão de Nelson Mandela, em Johanesburgo, após terem feito uma visita à Soweto, onde também foram recebidos com festa pela população local.

“Foi um grande privilégio para mim e para meus colegas”, disse o goleiro Richard Kingson sobre a visita ao líder e à sua mulher, também um dos símbolos da luta contra o Apartheid. “Ela deu conselhos para nós sobre a vida, sobre o futuro e sobre como sermos bons homens e controlar as coisas”.

Nelson Mandela já havia enviado uma mensagem de apoio à Gana antes do confronto contra o Uruguai, e tornou a fazê-lo após a derrota. Da segunda vez, se dirigiu principalmente à Asamoah Gyan, que perdeu o pênalti que poderia ter classificado uma seleção do continente africano à semifinal da Copa pela primeira vez na história.

"Mandela queria que nós soubéssemos que estava orgulhoso de nossos jogadores, que estava orgulhoso de Asamoah [Gyan], de seu esforço e do que ele deu à equipe. Este apoio é muito especial para todos nós", declarou o presidente da Federação Ganense de Futebol, Kwesi Nyantakyi, sobre a carta de Mandela.

Gyan protagonizou uma cena comovente, quando desabou em prantos, ainda em campo, após a eliminação nos pênaltis.

Mas no encontro deste sábado, Gyan já parecia ter, em parte, superado o trauma. “Estou bem, está tudo certo”, disse ao sair da casa de Mandela.

O que não parecia ser o caso de outro protagonista do jogo, Sulley Muntari, autor do gol que colocou Gana à frente no placar - Diego Forlán empatou. Quando perguntado sobre seu atual estado de espírito, Muntari respondeu “não muito bem”. Mas, ele diz, “Mandela e sua esposa nos trouxeram alegria”.

Foi como saiu de lá o zagueiro Rahim Ayew. “Temos que colocar isso para trás e nos divertir. Faz parte do futebol”.

O encontro entre Mandela e os jogadores de Gana foi fechado à imprensa, mas a Fundação Nelson Mandela emitiu um comunicado após a visita, dando uma declaração oficial. “Eles representaram bem o continente. Podem voltar pra casa de cabeça erguida”.

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host