Jamie Squire - FIFA/FIFA via Getty Images

Lionel Messi é consolado ao sair de campo após derrota da Argentina para a Alemanha

03/07/2010 - 13h32

Eliminado, Messi engrossa lista da maldição dos melhores do mundo na Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Lionel Messi foi um dos destaques individuais da Copa, mas não conseguiu levar sua seleção ao título. Após a derrota sofrida por 4 a 0 para a Alemanha, o argentino amplia a maldição dos melhores do mundo na competição.

Desde 1991, quando a Fifa criou o seu prêmio individual, nenhum eleito no ano anterior à Copa conseguiu vencê-la. Quem “criou” o problema foi o italiano Roberto Baggio. Melhor em 1993, o atacante ajudou a levar a Itália à final do Mundial dos Estados Unidos, mas perdeu o pênalti decisivo contra o Brasil.

Quatro anos depois, foi a vez da seleção verde-amarela sofrer com a maldição. Ronaldo já chegou à França com status de craque, marcou quatro vezes e foi peça importante na campanha do vice-campeonato. Na decisão contra os donos da casa, porém, o camisa 9 teve problemas físicos antes da partida e não impediu a derrota para Zidane e companhia.

Na Coreia do Sul e no Japão, em 2002, Figo era o melhor do mundo. Sua seleção, reconhecidamente coadjuvante, foi pior do que se imaginava. Em um grupo que tinha Coreia do Sul, Estados Unidos e Polônia, Portugal ficou na terceira colocação, com as duas primeiras seleções avançando às oitavas de final.

A maldição seguiu firme em 2006 e atingiu o Brasil de novo. Ronaldinho Gaúcho vinha de dois prêmios consecutivos da Fifa, em 2004 e 2005, mas decepcionou, assim como todo o time de Carlos Alberto Parreira. O meia não marcou uma vez sequer e pouco fez na eliminação diante da França, nas quartas de final.

Agora, a eliminação ofusca uma boa Copa de Messi. Antes da derrota por 4 a 0 diante da Alemanha, o camisa 10 argentino era o líder em dribles por jogo (5,5), terceiro em finalizações (4,8) e o quarto mais acionado (54 passes recebidos) do Mundial, segundo o Datafolha

Todos os números, porém, não impediram a queda. Dominada pela Alemanha desde o início da partida, a equipe de Messi e companhia ainda buscou a reação no início do segundo tempo, mas foi surpreendida no contra-ataque e caiu com o 4 a 0.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host