03/07/2010 - 14h58

Confiante, técnico da Alemanha vibra e diz: 'foi a exibição de um campeão'

Mauricio Stycer
Na Cidade do Cabo (África do Sul)

Exultante, o técnico Joachim Low deixou o comedimento de lado depois da goleada de 4 a 0 sobre a Argentina. Completamente satisfeito com o rendimento de sua equipe, o treinador não poupou elogios à seleção e afirmou: “Mostramos muita vontade de ganhar. Foi a exibição de um campeão”.

Low aproveitou a entrevista pós-jogo para dar uma aula sobre a tática e a estratégia utilizadas em campo. “Estudamos muito a Argentina”, começou. “Sabíamos que era necessário neutralizar Messi. Deixei dois jogadores marcando-o e um na sobra. Funcionou. Neutralizamos completamente Messi e Higuain”.

Na observação do técnico, a Argentina tem dois setores, ataque e defesa, que não se comunicam bem. “Os quatro ou cinco da defesa não agridem, e os quatro ou cinco do ataque não gostam de voltar para marcar”. Essa constatação levou Loew a uma decisão: “Disse aos meus jovens jogadores que, se mantivéssemos a defesa argentina sob pressão, seríamos bem-sucedidos”.

Low elogiou muito alguns jogadores. Sobre Müller, protestou contra o cartão amarelo que excluiu o seu meia da semifinal. “Eu realmente questiono este cartão”. Disse que Schweinsteiger fez uma partida “extraordinária”, tanto na proteção à defesa quanto no apoio ao ataque, e louvou o artilheiro Klose: “Nunca tive dúvidas sobre as qualidades dele. E fico muito feliz de ele ter feito dois gols na sua centésima partida pela seleção”.

Apesar de todo o entusiasmo, Low cobrou “pés no chão” da equipe. “Celebramos muito no vestiário esta vitória, mas temos que pensar para frente”. Eleito o melhor jogador da partida, Schweinsteiger também falou a respeito. Indagado se preferia enfrentar Espanha ou Paraguai na semifinal, disse: “Perdemos da Espanha na Eurocopa por 1 a 0. Gosto de enfrentar os mais fortes. Por isto, estou torcendo para ser a Espanha”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host