Flávio Florido/UOL

Alemanha não deu chances à Argentina e avançou à semifinal com "show"

03/07/2010 - 12h48

Com futebol mais eficiente da Copa, Alemanha atropela Argentina e vai à semi

Maurício Stycer
Na Cidade do Cabo (África do Sul)

No jogo das seleções que exibiram até o momento o melhor futebol e os ataques mais positivos da Copa, a Alemanha mostrou mais eficiência, organização e postura ofensiva, goleando a Argentina, sem correr grandes riscos, por 4 a 0. Num momento raro de se ver, a torcida alemã gritou “olé” para os jogadores da seleção, que envolveram totalmente os argentinos a partir da metade do segundo tempo.

  • Dylan Martinez/Reuters

    Romero falhou e viu a Alemanha abrir o placar com apenas 3min

  • Martin Meissner/AP

    Nervoso, Maradona não impediu a queda da Argentina no Mundial

  • Flávio Florido/UOL

    Alemães celebram com Klose, que chegou a 14 gols em Copas

  • Para frente: Com postura ofensiva, a Alemanha tomou a iniciativa desde início e fez o gol.
    Improviso: Com Messi muito marcado e isolado na direita, Tevez atuou como o principal homem de criação da Argentina.

Os alemães vão às semifinais da Copa pela décima-segunda vez em sua história e enfrentam, na próxima quarta-feira, em Durban, o vencedor do jogo entre Espanha e Paraguai. A Argentina, cujo último título data de 1986, volta para casa nas quartas, como em 2006.

Foi a sexta vez que Alemanha e Argentina se enfrentaram em Mundiais – já disputaram duas finais, em 1986 e 1990. Na última, há quatro anos, uma briga generalizada marcou a partida, vencida pelos alemães nos pênaltis, também nas quartas de final.

Para uma partida com este grau de rivalidade, esperava-se um árbitro firme e rigoroso, qualidades que Ravshan Irmatov, do Uzbequistão, não exibiu.

A Alemanha tomou a iniciativa da partida desde o início. Tocando muito bem a bola e atacando com velocidade, a seleção partiu para o ataque desde o primeiro instante e logo aos três minutos conseguiu o seu gol.

Numa falta cobrada por Schweinsteiger, Mueller se adiantou e cabeceou sem chances para Romero. Ainda no primeiro templo, Klose perdeu uma chance clara, depois de ótima jogada de Mueller.

Com Messi bem marcado e pouco inspirado, as principais jogadas da Argentina passavam por Tevez, sempre muito disposto, mas sem a mesma qualidade do meia do Barcelona, e por Higuain, que jogava isolado na frente.

O segundo tempo foi semelhante ao primeiro. A Alemanha perdeu um pouco o ímpeto no início, dando espaço para a Argentina, mas retomou o controle do jogo a partir da segunda metade. Com gols de Klose aos 23 e aos 43 e do zagueiro Friedrich, aos 28, os alemães mataram a partida.

Com seus gols, Klose soma agora 14 em Copas, apenas um a menos que Ronaldo, o maior artilheiro do Mundial. E a Alemanha, com a vitória, chega a 13 gols marcados na África do Sul, o melhor número entre todas as seleções.

Uma plateia vip acompanhou a partida. Sob críticas da oposição, que viu na viagem um gasto desnecessário, a chanceler alemã Ângela Merkel acompanhou a partida na tribuna, ao lado do presidente sul-africano, Jacob Zuma.

Além dos políticos, os atores Leonardo DiCaprio e Charlize Theron, além do músico Mick Jagger, também estavam presentes no confronto.

1ºT - 3min - GOL DA ALEMANHA! Schweinsteiger cobra a falta, Müller desvia de cabeça e engana Romero
1ºT - 23min - UH! Müller sai sozinho na direita e toca para Klose, que finaliza para fora e perde grande chance
1ºT - 34min - Higuaín faz bela jogada individual, bate de esquerda e Neuer defende de forma segura
2ºT - 22min - GOL DA ALEMANHA! Caído, Müller acha Podolski livre na esquerda. O atacante cruza para Klose que, sozinho, só empurra para o gol
2ºT - 28min - Schweinsteiger faz belíssima jogada individual e toca para Friedrich que apenas completa para o gol
2ºT – 43min - GOL DA ALEMANHA! Ozil recebe na esquerda e cruza na medida para Klose, que emenda e faz um golaço
Juca Kfouri:
Alemanha, de cabo a rabo. Argentina de quatro
Vitor Birner:
Fraco jogo coletivo argentino cai diante da Alemanha
A torcida argentina tentou reeditar um momento “Bombonera” com uma chuva de papel picado, mas o resultado foi bem modesto. Maradona levou o público ao delírio, ainda no primeiro tempo, ao ajeitar uma bola com o pé e entregá-la ao jogador que deveria bater o lateral.
Numa partida quase sem vuvuzelas e grande presença de argentinos, a torcida alemã dominou o estádio, desde o momento do hino até o final do jogo Como já ocorreu em outras partidas nesta Copa, um dos auxiliares pediu para trocar a sua bandeirinha, ainda no primeiro tempo.
Muller: A jovem estrela alemã abriu o placar e fez a jogada do segundo gol. Suspenso, fará falta na semifinal Otamendi: Fez a falta do primeiro gol alemão, errou passes fáceis e deixou uma avenida pela lateral direita argentina
Schweinsteiger: Um monstro no meio-campo alemão. Desarmou, tocou, lançou, driblou e fez a jogada do terceiro gol Higuaín: Não mostrou seu faro matador das partidas anteriores e matou a maior das jogadas de ataque

Ficha da Partida

Argentina

Técnico: Diego Maradona
22. Sergio Romero
15. Otamendi
23. Javier Pastore
4. Burdisso
2. Demichelis
6. Heinze
14. Mascherano
20. Maxi Rodriguez
7. Ángel Di María
16. Agüero
10. Messi
11. Tevez
9. Higuaín

Alemanha

Técnico: Joachim Low
1. Neuer
16. Philipp Lahm
3. Friedrich
17. Mertesacker
20. Jerome Boateng
2. Marcel Jansen
6. Khedira
18. Toni Kroos
7. Schweinsteiger
13. Müller
15. Piotr Trochowski
8. Ozil
10. Podolski
11. Klose
Quartas de final  
Data: 03/07/2010 - 11h00 Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Local: Green Point Assistentes: Rafael Ilyasov (UZB) e Bahadyr Kochkarov (QUI)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host