03/07/2010 - 15h14

Após fazer "a defesa do Mundial", uruguaio Suarez é punido por só um jogo

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (África do Sul)

O protagonista da classificação dramática do Uruguai às semifinais da Copa do Mundo voltou a ser o centro das atenções neste sábado. Luis Suarez foi julgado pelo comitê disciplinar da Fifa e foi punido em apenas uma partida após colocar a mão na bola e impedir o gol de Gana no último minuto da prorrogação nas quartas de final.

A decisão em nada altera a situação de Suarez. Ao levar o cartão vermelho, o atacante uruguaio cumpre suspensão automática na partida contra a Holanda, às 15h30 da próxima terça-feira. E a punição de apenas um jogo coincide com o jogo da semifinal.

O comitê disciplinar julgou o atleta por “impedir de forma irregular uma clara chance de gol do time adversário” e o penalizou com a suspensão em uma partida. Com a decisão, Suarez estará à disposição para a final se o Uruguai avançar.

No lance, o camisa 9 do Uruguai colocou a mão na bola para impedir o gol de Gana em cima da linha e no último minuto da prorrogação. A partida estava empatada por 1 a 1. Com a infração, Suarez cometeu o pênalti e foi expulso. Fora do jogo, o atacante comemorou muito ao ver o ganense Gyan mandar no travessão a chance de garantir a equipe africana nas semifinais.

Com o placar de 1 a 1, a partida foi para a decisão de pênaltis. Os ganenses Mensah e Adiyiah tiveram suas cobranças defendidas pelo goleiro Muslera. O Uruguai ainda viu Maxi Pereira desperdiçar, mas avançou.

Esta é a primeira vez em 40 anos que o Uruguai chega às semifinais de uma Copa do Mundo. Após o feito, Suarez chegou a dizer que havia feito a melhor defesa do Mundial da África do Sul.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host