REUTERS/Paulo Whitaker

Kaká lamenta derrota para Holanda e eliminação brasileira na Copa do Mundo

02/07/2010 - 14h06

Seleção brasileira volta ao Brasil na tarde de sábado após eliminação

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Port Elizabeth (África do Sul)

A CBF (Condeferação Brasileira de Futebol) já definiu a programação para a volta da seleção brasileira ao país após o fracasso na Copa do Mundo. O voo da África do Sul para o Brasil está marcado para sábado, às 16h (de Brasília).

Até lá, o time de Dunga fica na cidade de Port Elizabeth, o palco da derrota por 2 a 1 para a Holanda. O resultado marcou a eliminação verde-amarela nas quartas de final do Mundial – os holandeses seguem no torneio e na semifinal encaram o vencedor de Uruguai e Gana, que jogam nesta sexta em Johanesburgo.

A delegação vai dormir nesta noite no Protea Hotel Marine, que os recebe desde quarta-feira. A viagem entre a cidade à beira do Oceano Índico para o local que serve como ponto central da Copa, Johanesburgo, está marcada para 12h (também de Brasília).

A princípio, os jornalistas que costumam viajar com a seleção e compraram vagas no avião do retorno poderão acompanhar o grupo de Dunga. A prática é habitual e o manejamento é feito pela agência de viagens oficial da CBF. Com a relação conturbada de Dunga e seus comandados com a imprensa, no entanto, isso pode mudar.

Pelo clima do fim da partida no estádio Nelson Mandela Bay, o voo de volta ao Brasil promete ser dos mais tristes. A maioria dos jogadores chorou durante as entrevistas na zona mista. E quem não o fez na frente dos jornalistas, estava com o rosto vermelho e os olhos inchados.

"Ganhamos de grandes rivais difíceis. Fomos primeiro no grupo mais difícil da Copa. Quem viu o primeiro tempo que a gente fez, sabe que merecíamos sair com mais um gol. Valeu pela Copa que a gente fez. Fica a amizade e coisas que conquistamos antes da Copa", afirmou o zagueiro Juan.

Gilberto Silva, que esteve no desastre de 2006 e no título de 2002, era um dos mais abalados no caminho para o ônibus. "Temos de sair de cabeça erguida, mas uma derrota é sempre dolorida. Vai ser muito difícil, talvez amanhã, quando todo mundo estiver mais calmo, a gente absorva a situação. Temos de erguer a cabeça por tudo o que fizemos nestes quatro anos. Temos a certeza de que deixamos o nosso melhor dentro de campo", disse o volante.

O goleiro Julio Cesar, que admitiu ter falhado no primeiro gol holandês, também estava emocionado. "Na derrota é complicado, principalmente quando você perde em uma Copa do Mundo. Foram três anos e meio até aqui. O torcedor estava apoiando, se divertindo com a seleção, estávamos confiantes. Essa saída nas quartas foi um baque pra nós e para torcida", resumiu o jogador.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host