Bruno Freitas/UOL

Em faixa, brasileiros provocam Robben dizendo que o único que existe é uma ilha

02/07/2010 - 09h24

Pré-jogo mais animado da Copa tem calor, samba e provocações a holandeses

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Port Elizabeth (África do Sul)

O calor da sexta-feira em Port Elizabeth ajudou a compor o mais animado clima de pré-jogo da Copa do Mundo até o momento, com brasileiros e holandeses se confraternizando com descontração, música e provocações.

Contrariando o frio severo da última quinta, Port Elizabeth apresenta temperatura de 28° no começo da tarde de sexta. Com o calor, as torcidas rivais do duelo de quartas de final da Copa abandonaram as roupas pesadas e partiram para a festa.

Em frente ao portão principal do estádio Nelson Mandela Bay, um grupo de brasileiros provocava aglomeração com uma roda de samba. A poucos metros, os holandeses respondiam com canções de estádio de seu país.

No mesmo local, um grupo de torcedores de São Paulo fazia sucesso com uma faixa provocativa ao craque da Holanda, em inglês: "Só existe um Robben. E é uma ilha", em referência ao local próximo da costa da Cidade do Cabo onde o líder Nelson Mandela ficou preso por 27 anos.

O mesmo grupo já havia feito o seu barulho na partida contra Portugal na primeira fase, com a faixa: "Só existe um Ronaldo. Os outros são apenas Cristianos".

Em outro ponto, dois brasileiros eram convocados para uma série de fotos com holandeses. Um deles segurava um boneco em cartaz de Ronaldinho Gaúcho, enquanto o outro estava fantasiado como Ronaldo Fenômeno, com careca falsa e dentão, exaltando a vitória da seleção sobre os laranjas em 1998.

Thiago Barbosa, de Brasília, chamou a atenção de torcedores holandeses com a exposição de faixas de ídolos brasileiros de Mundiais, com ilustrações de Pelé, Garrincha, Ronaldo, Falcão e outros. "Só ficaram prontas com a Copa em andamento. Eu só consegui colocar elas todas no estádio no último jogo contra o Chile", conta o torcedor.

Brasil e Holanda e enfrentam nesta sexta (11h, de Brasília) em Port Elizabeth em jogo que vale uma vaga na semifinal da Copa. O ganhador do duelo encara na próxima fase o vencedor do confronto entre Gana e Uruguai.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host