Stephane Mahe/Reuters

Blanc tem a missão de recuperar o prestígio da seleção francesa após fiasco na Copa

02/07/2010 - 09h08

Federação oficializa Blanc como novo treinador da seleção francesa

Das agências internacionais
Em Paris (França)

Nesta sexta-feira, Laurent Blanc foi nomeado oficialmente como o novo treinador da seleção francesa. Ele substitui Raymond Domenech, que deixou o cargo após a Copa do Mundo.

“Esta é a novidade desta manhã. A Federação Francesa e a seleção continuam com Laurent Blanc, que terá um projeto esportivo extremamente combativo, com a vontade de vencer para recolocar a equipe nos eixos no ponto de vista moral e esportivo”, afirmou Jean-Pierre Escalettes, ex-presidente da FFF.

Na segunda-feira, o dirigente havia anunciado sua demissão do cargo. A saída de Escalettes foi oficializada nesta sexta-feira, na reunião do conselho federal da FFF.

Blanc, de 44 anos, fez parte da seleção francesa campeã mundial em 1998. Como treinador, ele levou o Bordeaux à conquista do título nacional na temporada 2008/09.

Domenech ficou seis anos no cargo. O técnico, muito contestado pela imprensa, despediu-se com uma campanha decepcionante na Copa. A França foi eliminada ainda na primeira fase do torneio, com apenas um ponto conquistado, e na lanterna do grupo A.

Além do rendimento abaixo do esperado em campo, os Bleus enfrentaram uma grave crise interna, com diversas discussões, polêmicas e problemas de relacionamento. No intervalo do jogo contra o México, Nicolas Anelka teve uma discussão ríspida com Domenech.

O diário L’Équipe estampou em sua manchete os palavrões usados pelo atacante, que foi dispensado. Domenech culpou a imprensa como uma das principais responsáveis pelo fiasco francês na África do Sul.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host