02/07/2010 - 11h15

Contagiados pela Copa, artistas indianos esculpem Messi, Robinho e Maradona

Das agências internacionais
Em Nova Deli (Índia)

ARTISTAS CRIAM CRAQUES DE ARGILA

  • Efe

    Bonecão é vendido por R$ 1,3 mil, em média. Robinho não deverá ser negociado, diz criador

  • Efe

    Lionel Messi é esculpido na Índia. Outras estrelas
    da Copa do Mundo ganharam versão bonecão

Contagiados pela Copa do Mundo escultores indianos deram pausa na criação de bonecos hindus e personificaram estrelas do Mundial, fabricando de forma artesanal Robinho, Messi e Maradona. As estátuas têm tamanho original dos personagens.

Criador dos bonecos Robinho e Messi, o escultor Paulo Prasanta conta que levou quatro dias para terminar o trabalho. O clima sem chuva favoreceu no processo, pois “Robinho” e “Messi” foram colocados para secar a argila. Só no último dia é que Paul se dedicou à pintura dos bonecos.

“É a primeira vez que faço escultura de um futebolista”, contou Paul Prasanta, fã de Lionel Messi.

“Robinho”, “Messi” e “Maradona” não serão vendidos, contam os escultores. O trio será colocado na sede de um time de bairro para decorar o local.

Outros artesanatos de Calcutá também usaram a Copa do Mundo como inspiração. Os atacantes Wayne Rooney e Thierry Henry foram lembrados. Os dois, porém, foram esculpidos com material distinto, com fibra de vidro.

Um bonecão da Copa é vendido na Índia por R$ 1,3 mil, em média. A fabricação de craques do Mundial atrai o mercado externo. Os principais exportadores são os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Holanda e Austrália.

Em Kumartuli, bairro de Calcutá, na Índia, cerca de 4 mil pessoas se dedicam a esse tipo de artesanato.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host