Martin Meissner/AP

Meia Sneijder foi um dos jogadores elogiados pelo auxiliar da Holanda

02/07/2010 - 15h31

Auxiliar, De Boer previu fragilidade do setor esquerdo brasileiro

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
De Port Elizabeth (África do Sul)

Assistente do técnico Bert Van Marwijk, o ex-zagueiro Frank de Boer contou que conversou com o atacante Robben antes da partida e disse a ele que o caminho da vitória passava pelo lado direito do ataque holandês, onde atuaram os brasileiros Michel Bastos e Felipe Melo: “Falei para ele: você e o Gregory (Van Der Wiel, lateral direito) serão decisivos. Como o Robinho não marca, podemos ficar dois contra dois e criar oportunidades por ali”.

De Boer participou das duas derrotas da Holanda para o Brasil em Copas do Mundo, em 1994 e 1998. “Esta seleção atual é muito diferente daquelas. Hoje temos uma missão”, disse o ex-zagueiro. “Em 1998, tínhamos um bom time, mas não acreditávamos que podíamos ser campeões. Pensávamos: ‘se perdermos do Brasil, tudo bem’. Van Marwijk deu uma outra perspectiva a esta seleção”.

O ex-zagueiro disse que a Holanda demorou a se encontrar em campo. Na sua visão, a equipe melhorou na segunda metade do primeiro tempo, mas só achou o seu futebol no segundo tempo. “A conversa no vestiário, no intervalo, foi: vamos jogar o nosso jogo”.

O ex-zagueiro elogiou, em especial, a atuação do meia Sneijder e do atacante Robben. “Sneijder é um mestre. Com uma jogada pode mudar o jogo”, disse. “E Robben foi uma ameaça constante. No segundo tempo, tomamos a iniciativa do jogo”, completou.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host