Paul Gilham - FIFA/FIFA via Getty Images

Seleção alemã, de Klose, tem 100% de seus jogadores atuando na Bundesliga

01/07/2010 - 07h01

Quartas de final da Copa têm domínio do Campeonato Alemão; Inglês decepciona

Do UOL Esporte
Em São Paulo

JOGADORES E CAMPEONATOS NACIONAIS

  • Getty Images

    Villa: um dos 33 atletas que atuam no Espanhol

  • Fabrice Coffrini/AFP

    Lúcio está entre os 25 representantes do Italiano

  • Premier League, de Tevez, aparece em quarto lugar

Nas quartas de final da Copa do Mundo, quem manda é o Campeonato Alemão. Ao se analisar os clubes dos 184 jogadores das oito seleções que sobraram no Mundial (levando-se em consideração os times nos quais os atletas atuavam quando foram convocados), a Bundesliga aparece com o maior número de representantes, pouco à frente do Espanhol. Já o Inglês, considerado como das ligas mais valiosas do mundo, aparece em um modesto quarto lugar.

Nas seleções classificadas para as quartas do Mundial, 37 jogadores atuam no Campeonato Alemão. A primeira posição no ranking tem uma explicação simples: todos os jogadores da seleção alemã atuam “em casa”, o que ajudou a ficar com a ponta. Apenas Uruguai e Espanha não têm atletas que disputam a Bundesliga.

Curiosamente, a liderança do Alemão só se consolidou com a goleada por 4 a 1 do Nationalelf sobre a Inglaterra nas oitavas. Assim como os alemães em relação à Bundesliga, o English Team tem 100% de seus jogadores atuando na Premier League.

Com a despedida da equipe comandada por Fabio Capello, há 19 jogadores “ingleses” no Mundial – sendo que um deles (o argentino Jonás Gutiérrez) defende o Newcastle, que disputou a segunda divisão inglesa na temporada 2009/10. Se a Inglaterra tivesse avançado, a Premier League estaria na liderança deste ranking com 42 atletas.

O Campeonato Espanhol aparece com o segundo maior número de representantes nas quartas. São 33 jogadores que atuam na Liga Espanhola, mas o “fenômeno alemão” se repete aqui: dos 23 atletas da Fúria, 20 atuam no país. Os outros três defendem clubes ingleses: Cesc Fàbregas (Arsenal), Fernando Torres e Pepe Reina (ambos do Liverpool).

LIGAS E REPRESENTANTES*

Alemão 37
Espanhol 33
Italiano 25
Inglês 18
Holandês 13

Em terceiro, vem o Campeonato Italiano, com 25 representantes nas quartas. Com a eliminação da Squadra Azzurra ainda na primeira fase da competição, o Brasil se tornou a seleção com o maior número de atletas que atuam na Serie A. São oito no total: Julio Cesar, Maicon, Lúcio (Internazionale), Juan, Júlio Baptista, Doni (Roma), Felipe Melo (Juventus) e Thiago Silva (Milan).

Outros campeonatos nacionais europeus de maior tradição têm espaço reduzido. O Campeonato Português aparece em sétimo lugar, com sete jogadores. Já o Francês está em situação pior: apenas cinco atletas que estão nas quartas da Copa atuam na Ligue 1, mesmo número dos representantes do Brasileiro. Além de Robinho (Santos), Kleberson (Flamengo) e Gilberto (Cruzeiro), o paraguaio Julio César Cáceres (Atlético-MG) e o uruguaio Sebastián ‘El Loco’ Abreu (Botafogo) atuam por aqui.

Se por um lado nenhum dos alemães atua fora da Bundesliga, três seleções apresentam o maior número de atletas espalhados pelo mundo. Uruguai, Gana e Paraguai têm seus jogadores divididos em 12 países diferentes cada. O Brasil vem a seguir, com nove.

* Levando-se em conta times que atuaram na primeira divisão na temporada 2009/10

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host