01/07/2010 - 07h15

Parreira elogia seleções sul-americanas e fala em "supremacia absoluta"

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (AFS)
  • Parreira elogiou capacidade das seleções do continente em combinar técnica e qualidade

    Parreira elogiou capacidade das seleções do continente em combinar técnica e qualidade

Carlos Alberto Parreira, que comandou a seleção anfitriã na Copa do Mundo da África do Sul, afirmou que a supremacia do futebol sul-americano no torneio é “absoluta”. O técnico brasileiro exaltou a capacidade das seleções do continente em combinar técnica e qualidade. Por isso, os times conseguiram derrotar europeus, asiáticos e africanos.

“É fantástico o que ocorre com as seleções sul-americanas, já que só aconteceram duas derrotas do Chile, contra a Espanha com um homem a menos, e contra o Brasil, outra equipe sul-americana”, lembrou Parreira. O brasileiro destacou as presenças destas seleções nas quartas de final.

Nesta fase, os jogos serão: Uruguai x Gana, Brasil x Holanda, Alemanha x Argentina e Espanha x Paraguai. “Nesta altura, a força e a velocidade são detalhes importantes, mas não fundamentais, pois se fosse assim corredores e atletas potentes seriam escalados para jogar. O que deve imperar é técnica”, apontou, em alusão ao futebol da América do Sul.

Sobre a seleção brasileira, o treinador indicou que tem informações sobre o ótimo ambiente entre os jogadores. “Se a qualidade resolvesse sempre, não teríamos passado 24 anos sem ganhar um título e nem chegar a uma final”, comentou Parreira, antes de considerar que o time de Dunga é forte candidato ao título.

Após a experiência com a África do Sul, o campeão mundial de 1994 esteve próximo de Gana, rival da seleção uruguaia nas quartas. “Gana esteve bem em 2006. Venceu a República Tcheca em uma grande partida. O Brasil venceu nas oitavas por 3 a 0, mas foi difícil. É uma equipe rodada, bem organizada, com um técnico que conhece seus homens e reforçado por campeões do mundo sub-20. Eles têm qualidade e podem fazer uma grande partida”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host