01/07/2010 - 06h51

Parlamentar inglês quer inquérito para averiguar fracasso do país na Copa

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (África do Sul)
  • David Amess também criticou a Premier League pelo salário e rendimento de alguns jogadores

    David Amess também criticou a Premier League pelo salário e rendimento de alguns jogadores

A performance da Inglaterra na Copa do Mundo gerou revolta até mesmo no parlamento do país. Insatisfeito com a campanha do time de Fabio Capello, eliminado nas oitavas de final para a Alemanha, o conservador David Amess entrou com uma moção exigindo um inquérito para averiguar os motivos do fracasso da equipe na África do Sul.

Amess anunciou por meio de seu site oficial que entrou com o pedido no parlamento exigindo uma ação para encontrar as razões efetivas pela queda do time. O político também fez duras críticas ao desempenho da Inglaterra no Mundial, chamando a despedida da equipe de “patética”.

“É uma grande decepção para a Inglaterra sua patética saída da Copa do Mundo. O time decepcionou o país e seus torcedores”, declarou o parlamentar, antes de também criticar a Premier League por ter “ jogadores com salários absurdamente altos e com performance abaixo das expectativas”.

A medida vai contra a postura adotada pela Fifa de evitar toda e qualquer influência política nas seleções. O presidente da entidade, Joseph Blatter, chegou até a ameaçar banir a França de competições internacionais caso os políticos do país não parassem de influenciar o time nacional em meio à polêmica saída do Azuis da Copa do Mundo.

Apesar do pedido de Amess, outros poucos parlamentares se manifestaram sobre o caso. Até o momento, apenas o democrata liberal Mike Hancock apoiou o moção de Amess. A expectativa na Inglaterra é que ela não seja aprovada.

Depois de se classificar em segundo lugar no grupo C, a seleção comandada por Fabio Capello encarou a Alemanha nas oitavas e acabou goleada por 4 a 1. A imprensa britânica, por sua vez, não perdoou a campanha da equipe e fez duras críticas às principais estrelas e ao treinador italiano.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host