01/07/2010 - 12h25

Paraguai planeja 'estilo Libertadores' para anular toque de bola espanhol

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (África do Sul)
  • O volante Enrique Vera toma o tradicional tererê após treino da seleção do Paraguai em Pretoria

    O volante Enrique Vera toma o tradicional tererê após treino da seleção do Paraguai em Pretoria

Ao melhor estilo Libertadores da América, o Paraguai planeja utilizar força física, pressão total no adversário e eficiência nas poucas oportunidades que surgirem para conseguir neutralizar o jogo de toque de bola da Espanha e se classificar para a semifinal da Copa do Mundo.

Assim atesta o volante Enrique Vera, atleta da LDU do Equador, equipe com quem venceu a edição de 2008 do principal torneio continental de times sul-americanos. “A Espanha tem jogadores que tocam bem, e nós temos a força. A pressão que fazemos pode incomodá-los e equilibrar a balança”, confiou Vera nesta quinta-feira, em Pretoria.

O volante paraguaio, que após deixar a África do Sul irá jogar pelo Atlas do México, adianta que a estratégia para a vitória contra a Espanha é “não deixá-los tocar a bola e pressioná-los em todos os lugares do campo. A Espanha joga muito bem. Temos que pressionar, não deixá-los pensar em nenhum momento”.

E mesmo que pareça improvável, os sul-americanos também planejam colocar na roda os espanhois, que por sua vez, são os que mais correram com a bola em sua posse entre todas as seleções da Copa (194,3 km no total). “Quando tivermos com a bola, a ideia é fazê-los correr. Vamos trabalhar isso".

Por fim, para vencer um dos favoritos ao título, os paraguaios pretendem aproveitar todos buracos que aparecerem na marcação adversária e não desperdiçar as chances. "Os espanhois com certeza terão erros, e temos que aproveitar. Vamos assistir vídeos das partidas anteriores para ver onde estão os pontos fracos”, termina Vera, que já marcou um gol nesta Copa: o primeiro do Paraguai na vitória por 2 a 0 sobre a Eslováquia, na fase de grupos.

Paraguai e Espanha se enfrentam neste sábado às 15h30, em Johanesburgo, no estádio Ellis Park.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host