Getty Images

Com quatro gols, David Villa é o destaque da Espanha nesta Copa do Mundo

01/07/2010 - 09h30

Eufórica, Espanha vê excelência de Del Bosque em meio a testes finais na Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Espanha está em euforia. A boa vitória por 1 a 0 sobre o rival Portugal deixou o povo espanhol confiante no êxito na Copa do Mundo. O triunfo, inclusive, fez o técnico Vicente del Bosque entrar no seleto grupo dos maiores vencedores no comando do selecionado ibérico.

APROVEITAMENTO DE DEL BOSQUE

Na Espanha: 30 jogos (28 vitórias e 2 derrotas)
* 93,3% de aproveitamento em quase dois anos
* anunciado em julho-08, após o título da Eurocopa

Dentre os integrantes desta seleta lista, Del Bosque tem um fator que conta a seu favor: ele tem o melhor aproveitamento, pois ganhou 93,3% dos pontos que disputou. Quem chega mais perto é justamente o seu antecessor, Luis Aragonés, que conquistou a Eurocopa-2008 e soma 84% de aproveitamento.

Porém, a Espanha se vê mais uma vez naquele velho dilema: de que vale um bom aproveitamento no pré-Copa se ele não ajuda a ganhar o título da Copa do Mundo? Vale lembrar que na Copa das Confederações-2009, os espanhois comandados por Del Bosque estavam há 35 jogos sem perder e foram superados pelos Estados Unidos nas semifinais. A outra derrota do atual treinador foi para a Suíça neste Mundial.

E é para acabar de vez com o estigma de time de segunda grandeza que o selecionado espanhol tem mais três desafios pela frente até a conquista da Copa do Mundo: Paraguai nas quartas, Argentina ou Alemanha nas semifinais e Uruguai, Gana, Brasil ou Holanda na final.

"Vamos cumprindo nossos objetivos, passo a passo, e cada vez nos aproximando mais [do título]", disse o goleiro e capitão Casillas, após a partida contra Portugal, disputada no estádio Green Point da Cidade do Cabo.

A Espanha aposta na geração de ouro que possui no momento e que já conquistou a Eurocopa para obter o êxito maior no Mundial da África do Sul. Contra o Paraguai, o time ibérico, se vencer, poderá fazer a sua primeira semifinal na história – vale lembrar que os espanhois ficaram em quarto em 1950, mas não houve semifinal.

“O título da Eurocopa foi um impulso para o nosso futebol. Seguimos quase as mesmas pegadas da equipe anterior, retocamos algumas coisas, mas sem desviar do caminho, em beneficio para o nosso futebol. Podemos cometer erros, mas tentaremos seguir esse caminho já trilhado anteriormente”, destacou o técnico Vicente Del Bosque.

Aliás, o atual treinador da Espanha recebeu elogios do seu antecessor. Aragonés enalteceu que o time de Del Bosque nunca mudou o seu estilo de jogo, independente do adversário que enfrentou. “Ele tem um mérito bárbaro de fazer com que a equipe não jogue nunca em função do adversário”, elogiou para a Radio RMC de Montecarlo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host