01/07/2010 - 15h36

Capitães das seleções lerão declaração contra discriminação antes de jogo

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (AFS)

Os capitães das oito equipes ainda vivas na Copa do Mundo lerão, antes das quatro partidas pelas quartas de final do torneio, que serão disputadas nesta sexta-feira e sábado, uma declaração contra todo tipo de discriminação no futebol e na sociedade. Desta forma, segundo a Fifa, as seleções “se unem para deixar uma clara mensagem contra o racismo e qualquer outra forma de discriminação”.

Durante os atos prévios ao jogo, as equipes também posarão junto aos árbitros da partida com um cartaz com a seguinte mensagem: “Diga NÃO ao racismo”. Desde 2001, a entidade organiza os Dias Fifa contra a discriminação durante seus torneios.

“Como parte integrante de nossa responsabilidade social, devemos aproveitar nossos torneios para sensibilizar as pessoas sobre os assuntos mais problemáticos da sociedade atual. A voz dos jogadores nos servirá para amplificar esta mensagem e para que a solidaridade, o respeito e o jogo limpo sejam levados em conta”, afirmou o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

O líder sul-africano Nelson Mandela considera que “o esporte é capaz de gerar esperança onde antes só havia desânimo. Tem mais poder que os governos na hora de acabar com as barreiras raciais. O esporte ri na cara de qualquer tipo de discriminação”, completa a nota da Fifa.

“Este torneio uniu os sul-africanos para criar um legado que Nelson Mandela sempre desejou para este país. Apesar deste projeto por si só não solucionar todo o problema, ele envia uma mensagem de forma inequívoca de tolerância zero ante qualquer tipo de discriminação”, declarou Tokyo Sexwale, ministro sul-africano de Habitação.

O ex-jogador Anthony Baffoe, de Gana, afirmou que tem esperanças de ver a discrimição fora do esporte. “Se todas as pessoas ligadas ao futebol se unirem para condenar a discriminação e atuarem contra ela, há possibilidades de erradicá-la do esporte”, comentou.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host