30/06/2010 - 02h27

Primeiro ministro japonês elogia seleção eliminada na Copa

Da EFE
Em Tóquio (JAP)

O Japão viveu um dia de lágrimas e orgulho pela eliminação da seleção do país na Copa do Mundo da África do Sul, em derrota nos pênaltis para o Paraguai após empate em 0 a 0 nas oitavas de final.

Apesar da derrota, a surpreendente campanha fez com que os japoneses recebessem muitos elogios em seu país, mesmo após a eliminação. O primeiro-ministro Naoto Kan emitiu um comunicado afirmando que a seleção "mostrou a força do futebol japonês". "Elogio essa equipe por seu bom trabalho", disse o chefe de Governo.

Apesar de o jogo ter durado até a madrugada no país, milhões de pessoas acompanharam a partida pela televisão (com uma audiência de mais de 57% na região metropolitana de Tóquio), em telões espalhados pelas principais cidades do país e no estádio de Saitama (norte da capital), apesar das chuvas torrenciais que caíam sobre a região.

O mau tempo também não impediu que o popular bairro de Shibuya se tornasse novamente um dos principais pontos de encontro dos torcedores, que carregavam bandeiras do país e vestiam roupas com as cores da seleção.

Muitos edifícios emblemáticos, como a Torre de Tóquio, ganharam iluminação especial, azul, como a camisa da equipe japonesa. Páginas de vários veículos de imprensa na internet também usaram a cor durante algumas horas em homenagem à seleção.

Na cidade de Osaka, apesar da derrota, cerca de 30 pessoas se jogaram no rio Dotonbori, como tinham feito até agora a cada vitória da equipe. Em Wakayama (centro do Japão), cerca de 400 pessoas se reuniram junto à casa do defensor Komano, que bateu pênalti na trave, e aplaudiram o jogador por sua atuação na Copa.

O Japão só tinha chegado às oitavas de final de uma Copa em 2002, quando, junto à Coreia do Sul, foi o país anfitrião do torneio. A Associação Japonesa de Futebol pretende voltar a organizar o Mundial em 2022. A Fifa vai anunciar em dezembro as sedes deste Mundial e do anterior, de 2018.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host