30/06/2010 - 15h00

'O Dunga é muito amoroso', diz prima podóloga em análise do pé esquerdo do técnico

Flavia Perin
Em São Paulo

Principal alvo de críticas no Brasil nesta Copa do Mundo, Dunga tem na família uma defensora que se vale de argumentos da medicina alternativa para explicar as atitudes dele. A pedido do UOL Esporte, Eliana Bonazza, podóloga há dez anos, fez uma avaliação da personalidade de seu primo, o técnico da seleção brasileira, embasada nos princípios da reflexoterapia. “Seu pé esquerdo indica personalidade forte, mas isso eu nem preciso dizer que ele tem, né?”, disse Eliana em entrevista exclusiva.

OS PÉS DIZEM TUDO

  • Arquivo Folha

    Pés de Dunga na Calçada da Fama do Maracanã

  • Reprodução

    Página sobre reflexoterapia no site da clínica da prima de Dunga

“Ele custa para começar as coisas, mas quando começa vai até o fim”, ressalta Eliana, cujo bisavô é irmão do bisavô de Dunga. “Ele é muito amoroso, carinhoso, mas tem aquele jeito gaúcho, machão, que não deixa isso transparecer”, conclui, após ter observado o formato dos pés do primo distante por meio de fotos. “A parte dorsal dos pés revela a personalidade, enquanto a plantar mostra a parte física”, explica.

Eliana é dona de uma clínica de podologia em Chapecó, Santa Catarina, onde costuma tratar de unhas encravadas, calos, verrugas e micoses, além de aplicar a reflexoterapia – que começou a estudar em 2002, no Instituto Osni Tadeu de Reflexologia e Pesquisa, em São Paulo. De acordo com ela, a técnica serve para avaliar o estado emocional do paciente e auxiliar no tratamento de estresse e hipertensão, entre outros problemas de saúde. “Alivia dores, baixa a ansiedade, aumenta a auto-estima”, recomenda.

Apesar de não encontrar com o primo célebre há pelo menos dez anos, Eliana é conhecida pelo apelido de Dunga graças às semelhanças. “Todo mundo me chama de Dunga”, conta, acrescentando que até incluiu a alcunha ao seu endereço de email. “Fico mais parecida ainda com ele quando estou com o cabelo mais curto, todo arrepiado”, garante.

Sobre o trabalho do primo à frente da seleção, Eliana avalia: “Se ganhar, ele ‘vai levar’; se não ganhar, ‘vai levar’ também.”

“Pelo que vi, vai dar final Brasil e Argentina. E o Brasil vai ser campeão. Fé em Deus e pé na tábua!”, acredita Eliana, que é gremista – diferentemente do primo, torcedor do Internacional de Porto Alegre, clube em que despontou como jogador de futebol.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host