30/06/2010 - 14h13

Governo brasileiro levará ônibus com 30 mil camisinhas para África do Sul

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Preocupado com aids e outras DSTs, governo brasileiro fará campanha na fase final da Copa

    Preocupado com aids e outras DSTs, governo brasileiro fará campanha na fase final da Copa

O Brasil não está preocupado apenas com o título da Copa do Mundo, mas também com a saúde dos torcedores na África do Sul. O governo brasileiro levará um ônibus com 30 mil camisinhas e fôlderes sobre prevenção da aids e outras doenças sexualmente transmissíveis para a fase final do Mundial.

Entre os dias 1º e 18 de julho, o veículo circulará pelas cidades de Joanesburgo, Soweto, Alexandra e outras comunidades próximas na província de Gauteng. O slogan da ação é "Marque um gol - Brasil e África do Sul no campo de batalha contra a aids".

Durante a campanha, cerca de 2.500 jovens sul-africanos serão treinados para divulgar informações sobre formas de transmissão do HIV e a importância do uso do preservativo. Na África do Sul, 18% da população está infectada pelo HIV. No Brasil, esse percentual é de 0,6%.

"Aproveitando que o País será sede da próxima Copa do Mundo, queremos compartilhar um pouco da nossa experiência na prevenção do vírus da aids", explica a diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais brasileiro Mariângela Simão.

O ônibus percorrerá as cidades todo os dias, das 10h às 18h, no horário local. A ação é direcionada aos jovens, mas qualquer pessoa pode ter acesso aos preservativos e materiais informativos. Todas as camisinhas destinadas à distribuição foram produzidas no Brasil, na primeira fábrica do mundo a utilizar látex nativo, a Natex, localizada no município de Xapuri (AC).

A atividade conta com apoio das organizações não governamentais Bridges of Hope - que atua na área de aids em mais de 70 países - e da WakeUp - especializada em montar redes sociais de jovens em locais de eventos esportivos ao redor do mundo.

O lançamento oficial da iniciativa está marcado para o dia 2 de julho, às 15h, no horário de Joanesburgo (20h em Brasília). Estarão presentes o ministro da Saúde da África do Sul, Aaron Motsualedi, o embaixador brasileiro no país sede da Copa, José Vicente de Sá Pimentel, e a governadora da província de Gauteng, Nomvula Paula Mokonyane. A cerimônia acontecerá na Public Viewing Area do bairro de New Town, um espaço organizado pelo governo local para as pessoas assistirem aos jogos do campeonato.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host