30/06/2010 - 18h17

Contra a Alemanha, Maradona soma título, duas finais de Copa e uma acusação

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Diego Maradona tem um longo histórico contra a Alemanha, sua rival nas quartas da Copa. O hoje técnico argentino soma duas finais de Mundial contra a seleção germânica, com um título e uma derrota marcante. Após perder de forma traumática em 1990, o ex-meia acusou a máfia de ter prejudicado a sua equipe.

OS DUAS DECISÕES DE DIEGO MARADONA

  • Horacio Villalobos/AP

    Maradona viveu o seu grande momento no futebol ante Alemanha, em 1986, quando ele foi campeão

  • Billy Stickland/Getty Images

    Em 1990, Maradona sofreu a decepção da queda na final, e até hoje não se conforma com o árbitro

“Eu havia prometido à minha filha Dalma que voltaria com a Copa do Mundo, mas aí teria de explicar algo muito difícil, feio e doloroso; que no futebol havia a máfia. Uma máfia que é capaz de cobrar um pênalti que não existe e não dar um que foi”, disse Maradona, em declaração publicada, nesta quarta, pelo jornal La Nacion.

A bronca é pelo lance que decidiu o Mundial disputado na Itália. No fim do jogo, o árbitro mexicano Edgardo Codesal deu um pênalti polêmico de Sensini em Völler. Brehme cobrou e garantiu o terceiro título mundial à Alemanha.

A confusão é só o fim da história de Maradona contra os rivais na competição. Seu primeiro confronto com os germânicos em Copas do Mundo foi em 1986. Em grande forma, o craque foi decisivo. Foi dele o passe para o gol de Burruchaga que, a minutos do fim, definiu o 3 a 2 e o título para os sul-americanos.

“Mandaram Lothar Matthaus me marcar. Normalmente, quem faz este tipo de marcação é desajeitado, mas ele era diferente. Como gritei com aquele gol de Burruchaga. Já nos sentíamos campeões do mundo e ainda faltavam seis minutos”, disse Maradona.

Quatro anos depois, com um time mais velho e sem a mesma forma, a Argentina conseguiu ir à final após bater a Itália na semi. Maradona, ídolo do Nápoli, sentiu-se traído quando ouviu o hino de seu país ser vaiado antes da decisão contra a Alemanha.

Irritados com a eliminação, os italianos haviam abandonado uma torcida prévia pela Argentina de Maradona. O craque, então, xingou os fãs diante das câmeras, apimentando a final contra a Alemanha.

“Eles [os italianos] não iriam nos perdoar. Nós havíamos arruinado o negócio da final com a Alemanha. Aquela partida foi uma farsa desde o princípio. Desde o hino, que foi vaiado durante todo o tempo, especialmente quando o telão mostrou a minha imagem. Eu sabia que todos estavam me vendo, por isso disse bem claro: ‘filhos da p...’”, disse Maradona.

Durante o jogo, a Argentina esbarrou no bom time da Alemanha, pediu um pênalti não marcado de Matthaus em Calderón e chorou com o gol de Brehme. Depois de seu segundo confronto histórico com os germânicos, Maradona iniciaria a derrocada em sua carreira de jogador.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host