Richard Heathcote/Getty Images

O meio-campo Kaká é o maior 'garçom' da seleção brasileira na Copa do Mundo

29/06/2010 - 07h01

Sem gols, Kaká quer ser maior assistente da Copa e já lidera ranking

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

NÚMEROS DE KAKÁ NA COPA DA ÁFRICA DO SUL

Jogos - 3
Assistências - 3
Faltas cometidas - 5
Faltas sofridas - 8
Cartões amarelos - 1*
Cartões vermelhos - 1
Chutes - 6
Passes - 96
Passes certos - 84
Aproveitamento de passes - 88,4%
Dribles - 6
Bolas perdidas - 22
Cruzamentos - 6

Se por um lado os gols ainda não saíram, Kaká direciona a missão de escrever seu nome na história da Copa de 2010 como um líder da seleção brasileira através das assistências. Perto do fechamento das oitavas de final, o meia aparece no topo da relação, graças ao passe para Luís Fabiano na vitória sobre o Chile por 3 a 0 na última segunda-feira.

Até o momento, Kaká soma três assistências no Mundial, mesmo número do alemão Thomas Müller. Três jogadores aparecem a seguir com dois passes para gols: Mesut Özil (Alemanha), Ki Sung Yueng (Coreia do Sul) e Arthur Boka (Costa do Marfim).

"Meu papel é dar assistência para abastecer o ataque. Assim o Robinho e o Luís Fabiano estão marcando os gols. Fico feliz por estar conseguindo isso", comentou Kaká após a partida contra o Chile nas oitavas de final, em Johanesburgo.

"Vou buscar a liderança [no ranking de assistência] e torcer para que o Luís seja o artilheiro", concluiu o camisa 10 da seleção na Copa.

Além da liderança no ranking das assistências, Kaká ainda aparece bem cotado em outra estatística do Mundial, mas esta não muito agradável. O brasileiro já recebeu três cartões amarelos e um vermelho e, por isso, perdeu um dos quatro jogos já disputados pelo Brasil no Mundial.

Kaká deixou a partida do Chile com um cartão amarelo, em fato que faz o meia ir para o confronto com a Holanda nas quartas de final 'pendurado', com o risco de ficar fora da semifinal, em caso de reincidência e, obviamente, em eventual classificação brasileira.

"Vou tentar ser mais cuidadoso porque ninguém quer ficar fora de uma semifinal de Copa", afirmou o camisa 10 do Brasil logo após a vitória sobre os chilenos no estádio Ellis Park, em Johanesburgo.

Com Kaká, o Brasil enfrenta a Holanda pelas quartas de final da Copa na próxima sexta-feira, em Port Elizabeth. O vencedor deste duelo encara na semifinal o ganhador do confronto entre Uruguai e Gana.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host