AFP PHOTO / PIERRE-PHILIPPE MARCOU

Oscar Cardozo comemora ao converter o último pênalti do Paraguai contra o Japão

29/06/2010 - 15h37

Jornais paraguaios exaltam "coração guerreiro", e japoneses choram

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Assunção está em festa depois da vitória nos pênaltis do Paraguai sobre o Japão nas oitavas de final da Copa, e os jornais do país também. Letras grandes, exclamações e fotos gigantes destacam a euforia da Albirroja depois da classificação inédita para as quartas. Enquanto isso, no Japão, o clima é de luto.

  • Reprodução

    Jornal paraguaio ABC Color comemorou a classificação às quartas: "Parem de sofrer!"

“Parem de sofrer! O Paraguai está nas quartas!”. A manchete é do jornal ABC Color, que transmitiu ao vivo, em vídeo, a movimentação dos torcedores em um shopping de Assunção enquanto assistiam à decisão por pênaltis. A publicação considerou que o Paraguai jogou melhor e merecia a vitória no tempo normal.

No Ultima Hora, a chamada principal destacou que o Paraguai está entre as oito melhores seleções do mundo e exclamou: “Paraguai, coração guerreiro!”. O jornal também deu espaço para uma declaração do presidente paraguaio, Fernando Lugo, sobre a vitória: “Sí, se puede”.

Já as publicações japonesas demonstraram toda a desilusão da torcida com a derrota nos pênaltis. Para o Yomiuri, “o trabalho em equipe brilhou”, mas o Japão perdeu e “partiu os corações” dos torcedores. O diário Jiji escreveu que “o Japão derramou uma lágrima” após o revés.

Na Espanha, que estava de olho no jogo que definiu o adversário do vencedor do jogo contra Portugal, o Marca escreveu que “a sorte sorriu ao Paraguai” nos pênaltis. Já o jornal Olé deu destaque para o técnico argentino Gerardo Martino e comemorou o sucesso sul-americano: “El Mundial de Sud... América”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host