29/06/2010 - 07h01

Em nova maratona, Brasil será o que menos descansará entre os 8 das quartas

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

A seleção brasileira precisará mostrar que tem perna para não cair de rendimento na reta final da Copa do Mundo. Depois de superar o Chile pelas oitavas de final, a equipe de Dunga será a que menos descansará até a próxima fase. Serão três dias e 18h de intervalo até a partida contra a Holanda.

Descanso entre oitavas e quartas*

Uruguai 6 dias e 22h30
Gana 5 dias e 22h30
Alemanha 5 dias e 22h30
Argentina 5 dias e 18h
Paraguai ou Japão 4 dias e 3h
Holanda 3 dias e 22h30
Espanha ou Portugal 3 dias e 22h30
Brasil 3 dias e 18h

O duelo com os europeus está marcado para as 11h (de Brasília) desta sexta-feira, em Port Elizabeth, no estádio Nelson Mandela Bay. Será a primeira partida das quartas de final, que terminam no dia seguinte às 15h30.

Três seleções terão menos de quatro dias de descanso. Depois do Brasil, aparecem Holanda e o vencedor de Espanha x Portugal, com três dias e 22h30 de intervalo. O recordista de descanso é o Uruguai: seis dias e 3h entre a vitória sobre a Coreia do Sul e o duelo contra Gana, também na sexta, em Johanesburgo.

A situação não é novidade para o Brasil e só complica o planejamento da comissão técnica. A seleção teve pouco mais de três dias entre o empate sem gols com Portugal e a partida diante do Chile, único time que teve menos de três dias de descanso antes das oitavas de final.

Para piorar, Felipe Melo e Júlio Baptista deixaram o jogo contra Portugal machucados. O primeiro lesionou o tornozelo esquerdo e o meia teve um problema no joelho esquerdo. Precisaram fazer tratamento intensivo, mas não conseguiram ficar à disposição para encarar o Chile. Nem Elano, que se lesionou na segunda rodada, recuperou-se.

O cenário preocupa a comissão técnica. “Agora os treinos serão cada vez menores, daremos prioridade à recuperação dos jogadores. Depois que acaba a partida, os jogadores não podem ficar muito tempo em pé na zona mista dando entrevista, eles precisam se alimentar rápido e botar as pernas para cima”, defendeu Dunga.

“Amanhã [terça-feira] eles terão uma alimentação toda especial e vamos controlar ao máximo os treinos. Os jogadores gostam de estar com a bola, mas agora é o momento de frear e deixar essa empolgação para as partidas”, completou o treinador.

Na tarde desta terça-feira, manhã do Brasil, apenas os reservas e os desfalques desta segunda devem treinar no campo. Os titulares, como de costume, realizarão trabalho de recuperação.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host