29/06/2010 - 15h10

Eliminado, técnico do Japão desabafa e assume culpa por retranca exacerbada

Das agências internacionais
Em Pretória (África do Sul)
  • Takeshi Okada consola Komano, que perdeu o pênalti na eliminação do Japão contra o Paraguai

    Takeshi Okada consola Komano, que perdeu o pênalti na eliminação do Japão contra o Paraguai

A exemplo de outros técnicos eliminados da Copa do Mundo, o japonês Takeshi Okada fez questão de assumir a responsabilidade pela queda do time na África do Sul. Mas na verdade o treinador não se contentou com isso e foi além, assumindo a culpa por todos os erros do time nesta terça-feira.

Após a derrota nos pênaltis para o Paraguai, Okada falou sobre a retranca do Japão e disse que ela foi a maior culpada pela eliminação do time no Mundial. O técnico ainda afirmou que o pouco ímpeto ofensivo foi uma opção sua e que está arrependido pela falta de "ambição no ataque" da equipe.

“A responsabilidade é toda minha. Infelizmente não deixei meus jogadores ganharem. Quando penso no que poderia ter feito por eles e no que fiz na realidade como treinador, creio que deveria tê-los feito insistir mais na vitória. Não insisti para eles atacarem”, declarou o comandante.

O Japão realmente teve uma postura mais defensiva que seu adversário, mas também criou boas chances para sair com a vitória antes dos pênaltis. De acordo com Okada, os jogadores tiveram uma grande atuação apesar de seus pedidos e poderiam ter saída com a vitória.

“Os atletas jogaram maravilhosamente bem, não posso reprová-los em nada mesmo com a nossa falta de ambição ofensiva. Eles se sentem orgulhosos de ser japoneses e de representar a Ásia na Copa do Mundo. Eles lutaram até o fim”, completou o Okada que deixará o cargo à frente da seleção assim como havia anunciado anteriormente.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host