29/06/2010 - 07h11

Com legião de ídolos na Espanha, Portugal tenta estragar data festiva da Fúria

Do UOL Esporte*
Em São Paulo

PORTUGUESES "COM UM PÉ" NA ESPANHA

Cristiano Ronaldo
Real Madrid: 2009 - 2010
Pepe
Real Madrid: 2007-2010
Tiago
Atlético de Madri: 2010
Simão Sabrosa
Atlético de Madri: 2007 - 2010
Ricardo Costa
Valencia: 2010
Miguel
Valencia: 2005 - 2010
Duda
Málaga: 2008 - 2010
 
Deco
Barcelona: 2004 - 2008

No dia que celebra dois anos da conquista da Eurocopa, a Espanha entra em campo pelas oitavas de final da Copa para enfrentar um time de Portugal bastante familiar. Sete jogadores da seleção lusitana atuam em clubes da Liga Espanhola, sendo Cristiano Ronaldo, astro do Real Madrid e atleta mais caro do futebol mundial, a principal referência.

O zagueiro Pepe, brasileiro naturalizado português, é companheiro do camisa 7 no Real. Completam a lista Tiago e Simão, do Atlético de Madri; Miguel e Ricardo Costa, do Valencia; e Duda, do Málaga. Além deles, Deco e Simão já passaram pelo Barcelona, e Fábio Coentrão, pelo Zaragoza.

Assim, o primeiro clássico ibérico na história dos Mundiais reunirá jogadores bastante próximos. Prova disso é que eles trocaram mensagens por celular dias antes de a bola rolar no estádio Green Point, na Cidade do Cabo – a partida acontece nesta terça-feira, às 15h30, e encerra a fase de oitavas.

“Não se iluda muito”, provocou Cristiano Ronaldo, com um texto de SMS para Sergio Ramos, segundo o jornal espanhol As. O defensor respondeu: “não se iluda muito você, máquina”, mencionando o apelido que o português recebeu do colega de Real.

Essa será a 33ª edição do clássico ibérico e, provavelmente, a mais importante. A maioria dos confrontos ocorreu em amistosos. O último, porém, foi pela Eurocopa de 2004, quando Portugal, do técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, ganhou por 1 a 0 e mandou os rivais de volta para casa.

“Gostaria de encontrá-los mais à frente, mas o cruzamento vem agora e faremos tudo para eliminar Portugal. Sinto por Pepe e por Cristiano Ronaldo, mas faremos as pazes depois, em Madri, quando a Espanha voltar do Mundial”, acrescentou Sergio Ramos, em tom de brincadeira.

Para Simão, bastante conhecido em território espanhol, a Fúria não deve comemorar o fato de ter escapado do Brasil nas oitavas – se tivesse terminado em segundo no Grupo H, teria enfrentado o time do técnico Dunga.

“A Espanha tem que se preocupar com Portugal”, decretou o meio-campista do Atlético de Madri. “Temos uma seleção muito forte, que vai criar tantas ou mais dificuldades que o Brasil. Nós sabemos das nossas qualidades, temos que ser fortes e fazer o nosso melhor jogo para demonstrar que temos uma boa equipe”, acrescentou.

*Com agências internacionais

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host