John MacDougall/AFP

Festa pode ser freada por uma possível suspensão para semi, revivendo fantasmas

29/06/2010 - 18h04

Com 7 pendurados, Alemanha pode rever fantasma da suspensão em possível semi

Do UOL Esporte
Em São Paulo

AS ESTRELAS SUSPENSAS DA ALEMANHA

  • Gary Prior/Getty Images

    Ballack fez gol e liderou o time alemão, mas levou amarelo e perdeu a final da Copa, diante do Brasil

  • Daniel Garcia/AFP

    Após bater Argentina nas quartas em 2006, Frings se envolveu em briga e não pegou a Itália, na semi

A Alemanha, apesar de leve e ofensiva, é a equipe que mais recebeu cartões amarelos entre aquelas que seguem vivas na Copa. O resultado é uma lista com sete jogadores pendurados para o confronto decisivo contra a Argentina, pelas quartas. Se avançar à semi, o time germânico pode rever o fantasma da suspensão de uma estrela, que atrapalhou a seleção nos dois últimos Mundiais.

A lista de pendurados impõe respeito: Cacau, Arne Friedrich, Sami Khedira, Philipp Lahm, Bastian Schweinsteiger, Mesut Özil e Thomas Müller. Se um destes receber o cartão amarelo, não poderá enfrentar Espanha ou Paraguai em uma possível semifinal.

O assunto sequer é mencionado pelos jogadores, que sabem que não terão oportunidade de se poupar contra a Argentina. Para a torcida, porém, uma possível suspensão remete a traumas recentes.

Em 2002, o surpreendente time da Alemanha conseguiu ir à final da Copa do Mundo com um time desacreditado. Kahm e Ballack eram os líderes e mais talentosos do grupo. O meia, no entanto, não participou da derrota por 2 a 0 para o Brasil por ter recebido o segundo cartão amarelo na semi, contra a Coreia do Sul.

Quatro anos depois, diante de sua torcida, a Alemanha sucumbiu à força da Itália na prorrogação da semifinal, perdendo por 2 a 0. Para muitos, o problema era a ausência do volante Torsten Frings, destaque individual e motorzinho da equipe, que havia sido suspenso pela Fifa após ter se envolvido em um confusão após o jogo contra a Argentina, nas quartas.

Curiosamente, a Alemanha de 2010 não é uma equipe violenta. Com uma média de 10,5 faltas por jogo, segundo o Datafolha, os germânicos estão entre os que menos cometem infrações.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host