29/06/2010 - 05h40

Blatter pede desculpas por erros e diz que Fifa irá reabrir debate sobre o uso da tecnologia

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (AFS)

O presidente da Fifa Joseph Blatter pediu desculpas à Inglaterra e ao México pelos erros de arbitragem em seus jogos pelas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul e disse que a Fifa irá reabrir o debate sobre o uso da tecnologia no futebol.

“Naturalmente lamentamos quando vemos a evidência de erros de arbitragem. Estou angustiado pelos erros evidentes dos árbitros. Manifestei o meu pedido de desculpas”, lamentou Blatter sobre as eliminações de Inglaterra e México. O mandatário da Fifa informou ainda que irá “reabrir o processo” sobre a tecnologia de vídeo em uma reunião de seu painel de elaboração de regras no País de Gales, que ocorre nos próximos dias 21 e 22 de julho.

Ele disse ainda que seria “um absurdo” não considerar as mudanças. “É óbvio que após as experiências até agora na Copa do Mundo seria um absurdo não reabrir o arquivo sobre a tecnologia na linha de gol”, falou Blatter.

Na partida entre Inglaterra e Alemanha, o trio de arbitragem não assinalou um gol claro dos ingleses em que a bola ultrapassou a linha. Já no duelo entre México e Argentina, os sul-americanos tiveram um gol em posição de impedimento validado.

O presidente, porém, segue mostrando ceticismo em relação ao uso do vídeo. "Há vezes em que a câmera não pode ver o que ocorreu na linha do gol, e no caso do gol (de Tevez) contra o México, para analisar essa jogada não era preciso tecnologia", ressaltou. Blatter é contra a interrupção do jogo para analisar uma jogada, "porque assim poderemos impedir uma nova jogada de gol, já que o futebol é um jogo que não para".

A Fifa irá também atualizar seu programa de treinamento para a arbitragem. Blatter disse que o órgão máximo do futebol estabeleceu o prazo de outubro ou novembro para criar um novo conceito para melhorar o controle das partidas pelos juízes e assistentes “em competições de alto nível”. Ele falou que o dossiê está “em cima da mesa presidencial”.

Blatter alerta governo francês

O suíço Blatter disse ainda que a Fifa não irá tolerar qualquer interferência política na França após as inúmeras discussões que se seguiram à eliminação dos Bleus ainda na primeira fase do Mundial.

O presidente da Federação Francesa de Futebol Jean-Pierre Escalettes anunciou sua renúncia do cargo nesta segunda-feira, poucos dias depois de a ministra dos esportes, Roselyne Bachelot, dizer que sua saída era inevitável. O dirigente Blatter reafirmou os princípios da FIFA de não tolerar interferência política na gestão do futebol em cada país, um aspecto que tem sido inflexível nos últimos anos e levou, no passado, suspensões temporárias de várias federações.

“O futebol francês pode invocar a Fifa no caso de interferência política, mesmo se for em nível presidencial, é uma mensagem clara. Vamos ajudar a associação nacional e se não puder ser resolvido, a única coisa que podemos fazer é suspender a federação”, declarou Blatter sem meias palavras. "A França fez de sua seleção um assunto de Estado", completou.

O presidente da França Nicolas Sarkozy prometeu liderar pessoalmente uma investigação sobre a fraca atuação da seleção nacional na Copa do Mundo da África do Sul. Segundo as regras da Fifa, as federações devem gerir seus negócios de forma independente, ou podem sofrer suspensão dos jogos internacionais.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host