Flávio Florido/UOL

Na sua volta após cumprir suspensão, Kaká é advertido novamente com amarelo

28/06/2010 - 17h19

Cartão interrompe série de Ramires, mas volante se conforma com suspensão

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer*
Em Johanesburgo (África do Sul)

Substituto de Felipe Melo, Ramires teve, enfim, a oportunidade de atuar por 90 minutos na Copa do Mundo, depois de “participações especiais” nas três primeiras partidas. Mas o cartão amarelo que levou aos 27 minutos do segundo tempo o exclui automaticamente da partida contra a Holanda, pelas quartas final.

“Isso não é importante, não. O importante é que o time ganhou”, disse o jogador do Benfica. Na fase de classificação, Ramires entrou nas três partidas, mas jogou muito pouco: seis minutos contra a Coréia do Norte, dois minutos contra Costa do Marfim e oito minutos contra Portugal.

Indagado sobre o cartão amarelo que tomou, Ramires também foi econômico: “Acontece”, disse. “Fico triste pelo cartão, acho que não precisava. Mas estou feliz pela atuação da seleção. A vitória e a classificação amenizam (a suspensão automática)".

O jogador contou que soube que iria entrar como titular contra o Chile apenas durante a palestra do técnico Dunga, nesta segunda-feira. “Bateu ansiedade, mas deu tudo certo”. Na posição de volante, teve participação decisiva no terceiro gol, roubando uma bola no círculo central e a conduzindo até a entrada da área chilena, para deixar Robinho em ótima posição. “Fiz isso muito no Cruzeiro. Chegava de trás e ajudava. Foi importante pra seleção e para mim esse gol do Robinho”.

A suspensão vira um problema para o técnico Dunga. Após a partida, o médico da seleção disse que Felipe Melo tem poucas chances de jogar contra a Holanda. Sem o jogador da Juventus e Ramires, ele terá algumas opções. Josué foi o escolhido no segundo tempo contra Portugal. Elano, que deve voltar, pode ser usado como segundo volante, com a manutenção de Daniel Alves no meio-campo. A outra é usar Kléberson. 

A estreia de Kléberson

Jogador menos utilizado por Dunga entre os 23 que estão na África do Sul, o flamenguista teve a sua primeira oportunidade na Copa, entrando no lugar de Kaká aos 36 minutos do segundo tempo. Com esta participação, soma agora 58 minutos em cinco jogos.

“Eu estava tranqüilo. Claro que quero sempre jogar, mas sei que o treinador sabe o momento certo de mexer”, disse, para logo acrescentar. “Espero que os jogadores contundidos se recuperem e possam voltar”. Um repórter, então, observou que dois destes jogadores, Elano e Felipe Melo, atuam no mesmo setor que ele. “Dunga confia muito no meu trabalho”, respondeu Kleberson.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host