Montagem AFP

Japão ataca menos que o Paraguai, mas aproveita melhor as suas chances

28/06/2010 - 10h00

Pontaria no ataque é a arma do Japão para superar a eficiência paraguaia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O zagueiro nipo-brasileiro Tulio Tanaka soube definir bem o adversário do Japão nas oitavas de final: “O Paraguai sabe como jogar no mata-mata”. Por sua vez, o técnico Gerardo Martino também mostrou conhecimento sobre o rival: “Quando eles acham espaço, criam perigo no ataque”. As duas declarações condizem com as estatísticas das duas equipes durante a primeira fase.

Em dois empates e uma vitória, o Paraguai apresentou um futebol de resultado, baseado na solidez defensiva. Segundo dados do Datafolha, a equipe de Martino é a que mais desarma na Copa do Mundo, com uma média de 155,3 por partida. Em consequência, é a segunda que menos sofre finalizações. No ataque, os paraguaios entre os que mais acertam cruzamentos.

Os sul-americanos podem levar vantagem no número de finalizações, mas o Japão aposta no alto aproveitamento de suas ações ofensivas. O time tem a melhor pontaria da competição, com 54% de chutes certos. Os asiáticos passam melhor e perdem menos bolas que os paraguaios, e ainda contam com o trunfo das bolas paradas, já que o Paraguai é mais faltoso e tende a dar oportunidades para jogadores como Endo e Honda tentarem acertar o gol.

O equilíbrio nas estatísticas também se reflete no histórico das duas equipes em Copas, pois quem passar para as quartas alcançará um feito inédito. O duelo está marcado para terça-feira, às 11 horas (de Brasília), e define o próximo adversário de Espanha ou Portugal.

COMPARE AS ESTATÍSTICAS DA PRIMEIRA FASE

PARAGUAI

X

JAPÃO
11,0
Finalizações
8,7
30
Pontaria (%)
54
74,6
Passes certos (%)
75,2
155,3
Desarmes
118,3
14,7
Faltas cometidas
13,7
43,7
Bolas perdidas
36,0
1,3
Impedimentos
3,3
7,3
Finalizações sofridas
11,7
35,0
Cruzamentos certos (%)
21,0
4
Cartões amarelos
3

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host