28/06/2010 - 18h37

Imprensa mundial se rende à vitória brasileira contra Chile

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Antes criticada pelo futebol pragmático e pouco brilhante, a seleção brasileira parece, enfim, ter despertado o temor mundo afora, como atestam as manchetes dos principais jornais ao redor do globo.

Sempre zombeteiro em seus títulos, o Olé da Argentina fez um trocadilho para brincar com o argentino técnico do Chile: “Foi um Robinho, Bielsa”, relembrando a roubada de bola feita por Ramires e que originou o terceiro gol do Brasil, anotado por Robinho.

Se fez piada em sua manchete, no decorrer do texto os argentinos se renderam ao poderio apresentado pela equipe de Dunga. “Isto é Brasil. Historicamente é Brasil. Uma seleção que começa a jogar os mundiais nas oitavas de final e só para quando eles mesmos quiserem”.

Tanto na Europa como em nossos vizinhos, o respeito à atual equipe que veste a temida camisa amarela ficou evidente. Alguns optaram por um tom mais amedrontado, como o espanhol As (“Brasil dá medo”) e o uruguaio El País (“E agora, quem para eles?”).

Mas a maioria preferiu um tom de admiração, como nos casos dos italianos Corriere dello Sport (“Brasil, que espetáculo!”) e Gazzetta dello Sport (“Brasil, que lição no Chile! Três gols, raça e poder”), do francês L’Equipe (“Brasil voa alto”), do alemão Bild (“Vitória açucarada do Brasil”) e do português A Bola (“Brasil samba para as quartas”)

Já na imprensa chilena,  um tom melancólico, de “eu já sabia”, porém sem muito drama. “Chile deu adeus à África do Sul após cair diante do Brasil - A seleção fez um bom segundo tempo, mas não bastou para vencer os pentacampeões", escreveu o site do jornal El Mercúrio, enquanto o La Tercera estampou “Chile cai diante do Brasil e se despede entre lágrimas do Mundial", ressaltando a tristeza dos jogadores ao fim da partida.

Um dos poucos a se manter num tom menos entusiasmado foram o argentino La Nación ("Brasil não foi exigido para passar do Chile e agora espera Holanda") e um dos diários esportivos do país que o time de Dunga enfrentará na próxima fase: “Laranjas entram contra o Brasil. Os brasileiros têm pouco problema com o Chile” escreveu o NU Sport, da Holanda.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host