28/06/2010 - 07h01

Fifa se arrisca em repetir escalação de árbitro de polêmica em jogo do Brasil

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

COPA JÁ TEVE VÁRIOS ERROS DE JUÍZES; RELEMBRE AS POLÊMICAS DE DOMINGO

  • Joern Pollex/Getty Images

    Bola ultrapassou linha em chute de Lampard contra Alemanha, mas o juiz não deu o gol da Inglaterra

  • Reuters

    Tevez marcou gol contra o México em posição ilegal, mas o árbitro validou o lance da Argentina

Em Copa já marcada por equívocos decisivos do apito, com trios de arbitragem sob pressão crescente, a escala da Fifa para a partida de oitavas de final entre Brasil e Chile nesta segunda-feira em Johanesburgo pode ser interpretada como, no mínimo, uma temeridade. O inglês Howard Webb será o responsável pela condução do clássico sul-americano e levará ao gramado do Ellis Park uma polêmica das grandes em um jogo recente da seleção.

Em 15 de junho de 2009, Webb apitou o jogo de estreia do Brasil na Copa das Confederações, na vitória sofrida sobre o Egito por 4 a 3. No lance que definiu a partida, já nos minutos finais, o inglês teria recorrido ao quarto árbitro e à televisão para decidir por um pênalti a favor dos brasileiros.

Na jogada em questão, Webb assinalou escanteio aos 44min do segundo tempo, quando Al Muhamad desviou com a mão um chute de Lúcio dentro da área. Em seguida, pressionado pelos jogadores brasileiros, o juiz mudou a decisão, expulsou o egípcio e decretou pênalti, posteriormente convertido por Kaká.

Após o jogo em Bloemfontein, a delegação do Egito entrou com uma reclamação formal junto à Fifa, sem discutir a mão na bola, mas alegando que o uso da TV para resolução de dúvidas em lances é ilegal. No entanto, a representação acabou ignorada.

A temeridade a respeito da escalação de Webb após acusação de favorecimento ao Brasil há pouco mais de um ano ganha mais força com a atenção ao detalhe de que o presidente da CBF Ricardo Teixeira exerce a função de vice-presidente da Comissão de Arbitragem da Fifa e tem consequente influência na gestão deste segmento do futebol.

Nesta Copa do Mundo, Webb já apitou duas partidas, em que o resultado final apontou uma surpresa, nas vitórias da Suíça sobre a Espanha (nota 8,0 da redação do UOL Esporte) e da Eslováquia sobre a Itália (nota 7,9). No duelo entre chilenos e brasileiros em Johanesburgo, terá como assistentes os compatriotas Darren Cann e Michael Mullarkey.

Webb ainda traz como credencial para o duelo decisivo pelas oitavas de final da Copa a recente atuação na final da Liga dos Campeões da Europa, quando a Inter de Milão derrotou o Bayern de Munique por 2 a 0 em Madri, num jogo sem contestações significativas de arbitragem.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host