Flávio Florido/UOL

Robinho marcou pela primeira vez em um Mundial, mas reprovou prêmio de melhor

28/06/2010 - 18h57

Melhor do jogo, Robinho polemiza e esquece prêmio que diz não merecer

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

Robinho não teve uma atuação de gala, mas marcou o último gol na vitória da seleção brasileira por 3 a 0 sobre o Chile, nesta segunda-feira, em Johanesburgo. Mesmo sem ser decisivo, o atacante foi escolhido por meio de votação no site da Fifa como o melhor jogador da Fifa, fato que surpreendeu até o camisa 11.

Ao deixar a entrevista coletiva pós-premiação, o atacante brasileiro chegou a esquecer o troféu em cima da mesa. Alertado pelo representante da Fifa, Robinho sorriu, voltou para pegar e disse: "que fase".

Talvez por isso, apesar de usualmente esbanjar confiança e ser muito hábil na tarefa de se autopromover, Robinho preferiu adotar um discurso humilde após a vitória, mas sem perder a irreverência, quando questionado sobre o assunto.

“Acho que não mereci [o prêmio], pois outros jogaram melhor do que eu. O Juan, o Daniel Alves e o Gilberto Silva foram melhores. Se deram o prêmio para mim, acho que não mereço, mas eu gosto”, afirmou o atacante, que pela primeira vez marcou um gol em Copas do Mundo.

A eleição de melhor em campo realizada pela Fifa durante todas as partidas desta Copa do Mundo tem provocado controvérsias, pelo menos entre os jogadores brasileiros. No último confronto da primeira fase, contra Portugal, o mais descontente foi o zagueiro e capitão Lúcio, que não aprovou o nome de Cristiano Ronaldo como o destaque do jogo.

“A nossa defesa marcou muito bem, conseguiu neutralizar o Cristiano Ronaldo. Com todo respeito, acho uma vergonha ele ser eleito o melhor em campo”, disse Lúcio, na ocasião, que ganhou respaldo de Luis Fabiano nas críticas. “Quem ganhou? O Cristiano Ronaldo? Se ele foi eleito, alguém viu outro jogo”, completou.

Independentemente de aprovar ou não a sua escolha como o melhor em campo, Robinho voltou a valorizar seu retrospecto pessoal contra os chilenos, equipe que já sofreu oito gols do atual camisa 11 da seleção brasileira.

“Nesse jogo eu não estava tão bem no começo, tenho autocrítica, mas sempre dei sorte contra o Chile e hoje não foi diferente. Mas agora quero fazer gols em todas as outras seleções”, completou Robinho.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host