Richard Heathcote/Getty Images

Segundo Dunga, a Holanda é uma seleção europeia com estilo de jogo sul-americano

28/06/2010 - 18h23

Dunga vê freguesa Holanda com qualidade sul-americana em novo 'tudo ou nada'

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

O Brasil passou fácil pelo Chile e agora encontra a Holanda nas quartas de final, um dos dois times com 100% de aproveitamento nesta Copa (a Argentina é o outro). Para Dunga, enfrentar a equipe europeia é algo que lhe traz boas lembranças, mas a preocupação chega na mesma proporção. O treinador destacou a qualidade técnica do rival e lembrou da tensão que marca o jogo decisivo, o segundo “tudo ou nada” neste Mundial.

“Esse jogo de hoje não foi só o jogo de hoje, foi uma partida que valeu três anos e meio de trabalho. O próximo será a mesma coisa. Não tem jeito, temos que ganhar sempre. A pressão e a adrenalina aumentam a cada jogo”, resumiu Dunga em entrevista tranquila e sem sobressaltos nesta segunda-feira, logo após o triunfo por 3 a 0 no Ellis Park.

O duelo com os holandeses será às 11h (de Brasília) de sexta-feira, em Port Elizabeth. Será o reencontro de Dunga com a seleção europeia que ele, como jogador, já eliminou duas vezes em Copas do Mundo. Em 1994, o Brasil venceu por 3 a 2 nas quartas. Quatro anos depois, na França, a seleção dirigida por Zagallo tirou a Holanda nas semifinais.

“Todos os jogos de Copa trazem alguma experiência, mas essa é uma situação totalmente diferente. A Holanda mantém a tradição de fazer boas seleções e de jogar de bem”, comentou Dunga.

Para o treinador, inclusive, o próximo adversário merece atenção especial por possuir um estilo muito parecido ao brasileiro. “A Holanda atua de forma muito parecida à dos sul-americanos. Precisamos de cuidado redobrado. Eles têm jogadores técnicos e devemos estar prontos para enfrentar isso.”

Assim como a Argentina, a Holanda venceu os quatro jogos que fez na Copa do Mundo e se colocou como forte candidato ao título na África do Sul. Para chegar às quartas, a equipe europeia bateu Dinamarca (2 x 0), Japão (1 x 0), Camarões (2 x 1) e Eslováquia (2 x 1).

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host