Montagem

Messi e Özil comandam as seleções de Argentina e Alemanha, que irão se enfrentar

28/06/2010 - 06h00

Cérebros e 'termômetros', Messi e Özil lideram duelo das sensações da Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

CÉREBROS DAS SENSAÇÕES

  • Richard Heathcote/Getty Images

    Messi é o mais driblador da Copa, chuta muito, mas não fez seu gol

  • John MacDougall/AFP

    Özil tem números piores, mas já marcou e até deu 2 assistências

A promessa Mesut Özil já foi comparada a Lionel Messi, mas o alemão vem mostrando muito mais semelhanças com o atual melhor do mundo do que apenas uma boa perna esquerda. Com 21 e 23 anos, respectivamente, os dois meias estão entre os destaques individuais da Copa do Mundo. Não por acaso, eles comandam as seleções que mostraram o melhor futebol até o momento.

Argentina e Alemanha, rivais nas quartas de final do próximo sábado, têm os melhores ataques da competição. Com as vitórias do último domingo, as duas seleções chegaram a dez e nove gols, respectivamente. Mais que os números, os times conseguiram encantar com futebol ofensivo e jovens habilidosos no comando do ataque.

Neste cenário, Messi e Özil se destacam. O argentino é, naturalmente, uma das estrelas da Copa, e tem correspondido às expectativas até aqui. Ele é líder em número de dribles por jogo (5,5), terceiro em finalizações (4,8) e o quarto mais acionado (54 passes recebidos), segundo dados do Datafolha.

O alemão trabalha mais coletivamente, mas mesmo assim se destaca. Özil acerta 84,5% dos passes que tenta, índice alto para um meio-campista, e já deu duas assistências para gols. Além disso, o camisa 8 germânico marcou o gol decisivo contra Gana, na terceira rodada, que garantiu a equipe no mata-mata.

COMPARE OS CRAQUES
5,5
Dribles
2
54,5
Passes
34
4,8
Finalizações
2
54
Bolas recebidas
40,3
0
Gols
1
1
Assistências
2

O sistema de jogo argentino aproxima ainda mais os dois jogadores. Messi, que costuma atuar pelos lados do campo no Barcelona, vem cumprindo a função de meia armador sob o comando de Maradona. Özil, por sua vez, é o responsável pela criação da Alemanha, municiando Podolski, Müller e Klose.

O resultado, em ambos os casos, rendeu elogios. A Argentina mostrou talento em quase todos os jogos, especialmente contra a Coreia do Sul (vitória por 4 a 1) e o México (3 a 1).

Já a Alemanha foi a sensação da primeira rodada após golear a Austrália por 4 a 0. No último domingo, o time germânico ainda atropelou a Inglaterra, por 4 a 1, encantando mais uma vez.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host