Cameron Spencer/Getty Images

Foto mostra que a bola de Lampard entrou, e por muito: lance parecido com 1966

27/06/2010 - 12h49

Juiz ignora gol legal da Inglaterra, e planeta pede tecnologia no futebol

Do UOL Esporte
Em São Paulo

TUDO SOBRE ALEMANHA 4 X 1 INGLATERRA

  • O gol de Klose, o brilhantismo de Özil, a habilidade de Schweinsteiger, o oportunismo de Müller... Todos esses ingredientes valorizaram ainda mais a goleada histórica da Alemanha sobre a Inglaterra por 4 a 1, neste domingo, em Bloemfontein. Porém, um erro grave do árbitro Jorge Larrionda e do auxiliar Mauricio Espinosa, que não assinalaram um gol claro a favor dos ingleses, acabou tirando um pouco do brilho da conquista da vaga às quartas de final pelos alemães.

Lampard acertou o travessão do gol alemão aos 38 minutos. O que aconteceu logo depois deu início a uma campanha global para o uso da tecnologia no futebol. Neste domingo, o árbitro uruguaio Jorge Larrionda não marcou um gol legal da Inglaterra, que empataria a partida das oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul.

O replay mostrou que a bola quicou dentro do gol – o juiz, inclusive, foi vaiado na saída para o primeiro tempo. Minutos depois, a rede de microblogs Twitter ficou indisponível por alguns instantes. Na sequência, termos relacionados ao erro da arbitragem, como Sepp Blatter (presidente da Fifa), Goal line technology (tecnologia para detectar se a bola passou pela linha do gol) e Jorge Larrionda, já estavam entre os mais comentados no mundo todo.

Na Inglaterra, os sites que faziam o acompanhamento lance a lance foram rápidos em relembrar o que aconteceu no estádio de Wembley, na final da Copa do Mundo de 1966, em um dos lances mais polêmicos da história do futebol. Aos 11min da prorrogação, o atacante inglês Hurst dominou após cruzamento na área e chutou. A bola bateu no travessão, caiu sobre a linha e voltou. Para desespero dos alemães, o árbitro suíço Gottfried Dienst confirmou o gol inexistente.

O LANCE DE 2010: BOLA BATE NA GRAMA CLARAMENTE DENTRO DO GOL

  • AFP

O LANCE DE 1966: BOLA DESCE PRÓXIMA DA LINHA, SEM ENTRAR INTEIRA

  • AP

“1966 ao contrário!!! Lampard acerta chute de longe. Ele finalmente acerta um petardo com a camisa inglesa. A bola passa por cima de Neuer, bate no travessão, quica dentro do gol e sai. Mas o gol não é marcado. Lampard não pode acreditar. Você certamente vai ouvir sobre isso novamente. Esse lance praticamente garante que os replays em vídeo serão usados a partir do próximo campeonato”, escreveu o jornal Guardian em seu lance a lance da partida.

“Existe uma grande chance da Inglaterra ser eliminada da Copa do Mundo por causa de uma decisão completamente errada. E isso é muito, muito errado”, escreveu o ex-atacante da seleção inglesa, Alan Shearer, comentarista da BBC online. “A decisão de não marcar esse gol é muito pior do que a decisão de validar o gol de 1966”, completou Guy Mowbray, comentarista de TV da BBC.

“Você está assistindo, Sepp Blatter? Claro que sim. Você tem que trazer a tecnologia da linha de gol imediatamente. Isso é ridículo”, tuitou Henry Winter, do Daily Telegraph. Após a partida, a imprensa inglesa também foi dura. "Você é um juiz inútil", manchetou o tablóide The Sun.

Na Alemanha, o mesmo aconteceu. “É a vingança de Wembley! A Inglaterra poderia ter empatado, a bola entrou, mas o gol não conta! Sorte para a Alemanha”, dizia o acompanhamento do jogo online do jornal Bild. "Foi um erro imperdoável. Era claro que a bola tinha passado da linha. O assistente devia ter visto sem precisar de replay", falou o ex-árbitro Helmut Krug, comentarista de uma TV alemã. O assistente responsável pelo lance era o também uruguaio Mauricio Espinosa.

Presidente da Federação de Futebol da Alemanha, Theo Zwanziger estava no estádio Free State e foi entrevistado ao fim do primeiro tempo e disse que, do lugar de onde assistiu ao jogo, conseguiu ver que a bola entrou. "Eu estava na arquibancada e vi que foi gol. Mas regras são regras e temos de respeitá-las. Eu sinto pelos torcedores ingleses e posso entender que eles tenham ficado bravos", afirmou o dirigente, ao ser questionado sobre o uso de replays no futebol.

Jornalistas de outros países também comentaram o lance. Grant Wahl, jornalista da norte-americana Sports Illustrated enviou um texto direto do estádio Free State. “A pior parte é que nem mesmo foi necessário o replay par aver o erro. Era óbvio a olho nu. Jorge Larrionda ataca novamente”.

Além disso, personalidades fora do mundo do futebol também se mostraram indignados. “BOOOO!!! O juiz é um babaca! Cadê a tecnologia da linha de gol?!!!”, escreveu a cantora Katy Perry. “Quando vão parar de dizer que esses lances fazem bem ao futebol, que é bom ter polêmica? O cara se mata de treinar e um juiz acaba com teu sonho”, disse o tenista brasileiro Fernando Melligeni.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host