Arte/UOL

Holanda aposta na pontaria e nos passes para vencer a forte defesa eslovaca

27/06/2010 - 10h00

Holanda e Eslováquia opõem precisão e disciplina por vaga na quartas

Do UOL Esporte
Em São Paulo

De um lado, um time com estilo de jogo baseado no toque de bola e no aproveitamento quase impecável dos fundamentos básicos do futebol. Do outro, uma equipe bem mais limitada tecnicamente, mas que pretende surpreender com um rígido esquema defensivo. A partida desta segunda-feira, às 11h (de Brasília), entre Holanda e Eslováquia pode ser definida como o duelo da precisão e da disciplina tática.

Líder do grupo E com 100% de aproveitamento, a Laranja Mecânica está entre as melhores da Copa do Mundo nas estatísticas. Mas a equipe se destaca, principalmente, por errar muito pouco nos quesitos ofensivos, como pontaria e aproveitamento de passes. Segundo dados do Datafolha, a seleção de Bert van Marwijk é a que menos desperdiça bolas e é uma das que mais troca passes do torneio. 

A Eslováquia, por sua vez, tem dados menos impressionantes. Apesar disso, a equipe do leste europeu leva vantagem em boa parte das estatísticas defensivas, o que é fruto do esquema adotado por Vladimir Weiss, que prioriza a marcação e a força da defesa. Tanto, que a equipe está entre as mais violentas do Mundial.

Confira abaixo como as duas seleções decidem uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo:

COMPARE AS ESTATÍSTICAS DA PRIMEIRA FASE

HOLANDA

X

ESLOVÁQUIA
12,0
Finalizações
10,3
50
Pontaria (%)
22
85,3
Passes certos (%)
79,8
114,7
Desarmes
124,0
15,3
Faltas cometidas
17,0
25,7
Bolas perdidas
45,3
4,0
Impedimentos
1,3
10,7
Finalizações sofridas
11
3,7
Cruzamentos certos (%)
3,3
6
Cartões amarelos
8

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host