27/06/2010 - 14h03

Contra-ataque e bola parada do Japão preocupam técnico paraguaio

Das agêncas internacionais
Em Pietermaritzburg (AFS)
  • Gerardo Martino, técnico do Paraguai, não revelou a escalação, mas não escondeu preocupações

    Gerardo Martino, técnico do Paraguai, não revelou a escalação, mas não escondeu preocupações

O técnico do Paraguai, Gerardo Martino, comandou neste domingo o penúltimo treino da equipe em Pietermaritzburg, e tentou esconder todas as suas estratégias antes de ir para Pretoria encarar o Japão nas oitavas de final na próxima terça-feira.

A única informação certa é a possível troca de sede da seleção. Se não tiver que voltar para casa, os paraguaios vão passar a treinar em Centurion, que abrigou a fracassada seleção italiana durante a primeira fase da Copa.

Em campo, o treinador não esconde preocupação com os dois principais pontos fortes do time japonês: a velocidade no contra-ataque e a precisão nas bolas paradas. Para tentar evitar gols sofridos em cobranças de falta, como aconteceu com a Dinamarca, Martino fez treinamento específico.

“Quando eles têm a bola eles saem muito rápido no contra-ataque, e é com isso que devemos ter mais cuidado. Quando eles acham espaço, sobem com muitos jogadores ao ataque. E, obviamente, como vimos no outro dia, precisamos evitar fazer faltas perto da área”, analisou Martino em entrevista ao site da Fifa.

Por causa do aglomero de jornalistas japoneses em busca de informações sobre o próximo rival, o treinador do Paraguai fechou o treinamento e se recusou a dar detalhes sobre a escalação do time.

Além disso, sem poder contar com Victor Cáceres, Martino deverá buscar outra opção para a posição de volante. A opção natural é Néstor Ortigoza, mas ele também pode usar Edgar Barreto ou Jonathan Santana, que se recuperou de uma lesão. No entanto, Aureliano Torres é o favorito, já que foi titular na estreia contra a Itália.

Martino também contará com a volta do zagueiro Alcaraz, recuperado de uma entorse no tornozelo. No ataque, Nelson Haedo Valdez é tido como presença certa, apesar da sobrecarga durante a primeira fase. Quatro jogadores disputam outras duas vagas no setor ofensivo: Lucas Barrios, Roque Santa Cruz, Edgar Benitez e Oscar Cardozo.

Na manhã de segunda-feira, os paraguaios treinam pela última vez em Pietermaritzburg, e depois embarcam rumo a Pretoria, local do jogo contra o Japão na terça-feira, às 11 horas (de Brasília), no jogo que definirá o adversário de Espanha ou Portugal nas quartas.

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host