Jewel Samad/AFP

Alemães comemoram um dos quatro gols no jogo contra a Inglaterra pelas oitavas

27/06/2010 - 12h48

Com 'futebol-arte' e erro da arbitragem, Alemanha tira Inglaterra da Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O gol de Klose, o brilhantismo de Özil, a habilidade de Schweinsteiger, o oportunismo de Müller... Todos esses ingredientes valorizaram ainda mais a goleada histórica da Alemanha sobre a Inglaterra por 4 a 1, neste domingo, em Bloemfontein.

  • Michael Regan/Getty Images

    Klose comemora ao abrir o placar para contra a Inglaterra

  • Christophe Simon/AFP

    Rooney reclama com o assistente que não validou gol inglês

  • Cameron Spencer/Getty Images

    Arbitragem não vê a bola entrar no que seria o segundo gol inglês

  • Rebote Inglaterra cobra falta na barreira, Alemanha puxa contra-ataque. Essa situação resultou um gol e pelo menos dois lances perigosos
    Criatividade Com cinco homens no meio, Alemanha dominou o setor e apagou os ingleses Gerrard, Barry, Milner e Lampard.
    Segurança Laterais alemães não foram tanto ao ataque, anulando assim as investidas pelos lados da Inglaterra.

Porém, um erro grave do árbitro Jorge Larrionda e do auxiliar Mauricio Espinosa, que não assinalaram um gol claro a favor dos ingleses, acabou dando argumentos aos britânicos para tentar justificar a perda da vaga às quartas de final.

Aos 38 minutos do primeiro tempo, o placar do estádio Free State indicava 2 a 1 para a Alemanha. No campo, Lampard chutou da entrada da área, a bola bateu no travessão, dentro do gol, novamente no travessão e parou nas mãos do goleiro Neuer. No entanto, o lance que resultaria no empate para os ingleses não foi validado pelo árbitro uruguaio Jorge Larrionda, muito em virtude do mau posicionamento do seu auxiliar.

A jogada irritou os jogadores da Inglaterra e, mais ainda, os torcedores que lotaram o Free State. Prova disso é que, na saída do intervalo, o barulho sempre ensurdecedor das vuvuzelas deu lugar a uma sonora vaia ao trio de arbitragem, que acabou se tornando protagonista do clássico entre Alemanha e Inglaterra.

Curiosamente, o lance deste domingo remete a outro acontecido em 1966. Na ocasião, Inglaterra e Alemanha disputavam a final da Copa do Mundo. Após o empate por 2 a 2 no tempo normal, o inglês Hurst acertou um belo chute, que bateu na trave e em cima da linha. O árbitro, no entanto, validou o gol, a equipe inglesa acabou vencendo por 4 a 2, e os alemães lamentam até hoje a marcação errada naquela decisão.

Antes desta jogada, no entanto, a Alemanha foi muito superior à Inglaterra. O técnico Fabio Capello teve opções para montar sua defesa, mas o setor não foi capaz de frear os habilidosos alemães. Upson, por exemplo, perdeu uma disputa com Klose após “lançamento” do goleiro Neuer. O erro permitiu ao atacante alemão abriu o placar, chegar a 12 gols ao longo da história e ficar a três de Ronaldo, o maior artilheiro da história das Copas do Mundo.

Perdidos em campo, os ingleses ainda assistiram Podolski ampliar o placar e desperdiçar chances claras de marcar. No raro momento em que o time inglês conseguiu acertar alguma coisa, Upson aproveitou uma falha de Neuer para descontar.

No segundo tempo, os jovens alemães mostraram por que são apontados como favoritos ao título e ganharam a alcunha de sensação desta Copa do Mundo. Com uma variedade de dribles, rápidos contra-ataques e muita disposição, Schweinsteiger, Özil e Müller dominaram a faixa de meio-campo e, com dois belos gols, acabaram de destruir o frágil sistema defensivo adversário e completaram o vexame inglês neste Mundial. Já para a Alemanha, expectativa por um grande confronto com México ou Argentina na próxima fase.

1ºT - 20min - GOOOOLLLL DA ALEMANHA!!!! Neuer cobra tiro de meta com força. Aproveitando-se de falha da defesa, Klose ganha de Upson no corpo e bate na saída de James.
1ºT - 32min - GOOOLLL DA ALEMANHA!!!! Müller recebe de Klose na direita, invade a área e toca para Podolski. Na saída de goleiro, o atacante toca com categoria e amplia.
1ºT - 37min - GOOOLLL DA INGLATERRA!!!! Gerrard domina na direita e cruza na área. Upson sobe mais que a zaga, aproveita saída errada de Neuer e cabeceia para o gol vazio.
1ºT - 38min - UUHHHH!!! Lampard bate de longe, a bola bate no travessão, entra e sai do gol. O árbitro não vê e manda seguir.
2ºT - 22min - GOOOLLLL DA ALEMANHA!!!! Lampard bate falta na barreira e dá contra-ataque para Alemanha. Schweinsteiger corta para o meio e deixa Müller livre. O meia bate no canto esquerdo de James e marca.
2ºT - 25min - GOOOLLL DA ALEMANHA!!! Ozil ganha na corrida no meio-campo, puxa contra-ataque e cruza rasteiro para Müller que bate para o gol vazio.

Veja todos os lances do jogo

 

Schweinsteiger dribles desconcertantes, velocidade na saída de bola e visão de jogo. Comandou o meio-campo alemão.

Rooney briga, corre, mas quase nunca acerta alguma coisa. Deixa a África do Sul sem marcar e aumenta seu jejum.

Özil jovem meia talvez seja a grande revelação deste Mundial. Marcá-lo foi uma tarefa quase impossível para os duros zagueiros ingleses James Não teve nenhuma grande falha, mas também não dificultou nem um pouco o trabalho do eficiente ataque alemão

Ficha da Partida

Alemanha

Técnico: Joachim Low
1. Neuer
16. Philipp Lahm
3. Friedrich
17. Mertesacker
20. Jerome Boateng
6. Khedira
7. Schweinsteiger
13. Müller
15. Trochowski
8. Ozil
9. Kiessling
10. Podolski
11. Klose
23. Mario Gómez

Inglaterra

Técnico: Fabio Capello
1. David James
2. Glen Johnson
17. Wright-Phillips
15. Upson
6. John Terry
3. Ashley Cole
14. Barry
4. Gerrard
8. Lampard
16. Milner
11. Joe Cole
19. Defoe
21. Heskey
10. Rooney
Oitavas de final  
Data: 27/06/2010 - 11h00 Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Local: Free State Assistentes: Pablo Fandino (URU) e Mauricio Espinosa (URU)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host