27/06/2010 - 18h18

Chile vive dilema contra o Brasil para tentar mudar a história

Da Reuters
Em Johanesburgo (África do Sul)

MAIS DE BRASIL X CHILE

  • AFP

    ARTILHEIRO ÚNICO Dos jogadores do Chile, o carequinha Suazo é o único que já marcou contra o Brasil. Por isso, mesmo fora de forma, ele deve ser a aposta de Marcelo Bielsa para as oitavas.

  • Flavio Florido/UOL e Reuters

    BONZINHOS X AÇOUGUEIROS O duelo pelas quartas  terá o Brasil, um dos times que menos bateu e menos cartões levou na Copa, contra o Chile, a equipe que mais faltas fez na primeira fase.

  • ROBINHO DECOLA? Se tem um adversário que ajudou o atacante a se consolidar como protagonista da seleção é o Chile, contra quem não só é marcado pelos gols, mas por boas atuações.

  • ATACA, CHILE! Tudo que a seleção brasileira mais quer é um adversário aberto, ofensivo. O rival desta segunda-feira avançou no grupo H atuando assim.

O Chile tem um dilema antes de enfrentar o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul, nesta segunda-feira. Manter seu futebol ofensivo e arriscar-se a tomar uma goleada contra os pentacampeões mundiais ou se defender em busca de uma oportunidade para mudar a história.

Mesmo com o retrospecto desfavorável, tudo aponta que a seleção chilena será ambiciosa contra a equipe de Dunga. “Vamos fazer o nosso jogo, tomar a iniciativa desde o começo”, afirmou o lateral Mauricio Isla, recusando a opção de jogar na retranca e buscar o contra-ataque, como fizeram Coreia do Norte e Portugal no Mundial.

Até agora na Copa, a equipe dirigida por Marcelo Bielsa mostrou flashes de que pode superar a imagem de selecionado frágil de anos atrás. Contra Honduras, Suíça e Espanha, foi uma equipe bem postada em campo, com uma clara vocação para o ataque.

Isso, no entanto, é problemático. Com empenho ofensivo, apostando no esquema 3-4-3, o Chile é vulnerável. A derrota por 2 a 1 para a Espanha mostrou isso: dominou o jogo até os 20 minutos. Cochilou na defesa, tomou um gol, perdeu o jogo e terminou em segundo lugar no Grupo H.

Além disso, defender com tão poucos homens obriga ao time a cometer faltas táticas no meio-campo. O time é um dos que mais leva cartões amarelos na África do Sul. Só para o jogo contra o Brasil, Bielsa não vai poder contar com Gary Medel e Waldo Ponce, suspensos – além de Marco Estrada, expulso contra os espanhóis.

Os substitutos devem ser Contreras na defesa, Millar e Matias Fernandez no meio-campo, mudando esse esquema. Isla e Vidal devem ser recuados, para Fernandez atuar mais livre no meio.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host