26/06/2010 - 11h15

Fórmula mexicana para parar Messi inclui marcação especial e até "tiro"

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (África do Sul)

Como parar Lionel Messi? A seleção mexicana se pergunta como impedir o atacante argentino de repetir as boas atuações na Copa do Mundo na partida deste domingo, pelas oitavas de final. Entre os elogios, sobram fórmulas para marcá-lo com eficiência – algumas nem tão ‘tradicionais’ assim.

“Ele é o homem chave e pará-lo é muito complicado. Houve quem o fez com maldade, como naquelas partidas contra Chelsea e Internazionale [pela Liga dos Campeões]. Tentaremos reduzir os espaços dele e mantê-lo o mais longe possível da área”, afirmou o treinador Javier Aguirre.

Rafa Márquez, companheiro de Messi no Barcelona, também tem sua receita. “Eu o conheço muito bem e é difícil pará-lo. Sabemos que não é fácil tirar a bola dele, pois Messi a conduz muito bem e muda de ritmo a qualquer momento. Teremos que diminuir os espaços”, comentou.

Já o atacante Guille Franco tem uma forma nada convencional de impedir Messi de jogar bem. “Só dando um tiro”, brincou. “Vou pedir a Deus e rezar, mas é impossível pará-lo. Ele é o melhor jogador do mundo, tem mil variações, velocidade, técnica, freia, arranca... É preciso marcá-lo da melhor forma possível”, disse.

Para o meio-campista Gerardo Torrado, o México não deve se preocupar apenas com Messi. “Ele é um jogador talentoso e o melhor do mundo, mas Messi sozinho não é a Argentina. Em torno dele, há companheiros que o ajudam para que ele possa desenvolver seu futebol”, analisou.

O goleiro Oscar Pérez segue a mesma linha de raciocínio. “Queira Deus que ele não desperte seu faro de gols contra nós, mas também temos outros jogadores para vigiar”, disse.

Argentina e México se enfrentam neste domingo em Johanesburgo às 15h30 (horário de Brasília).

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host