Karim Jaaafar/AFP

Sem vaidades, Suárez se destaca perto do gol enquanto Forlán corre no meio-campo

26/06/2010 - 20h00

Forlán se adapta à função de meia e abre espaço para brilho de Suárez

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Uma simples mudança do técnico Oscar Tabárez mudou o destino do Uruguai na Copa do Mundo. Após ver a sua equipe produzir pouco no ataque e empatar sem gols com a França na estreia, o treinador da Celeste Olímpica decidiu colocar o atacante Diego Forlán como meia. Três jogos foram suficientes para notar o resultado altamente positivo: três vitórias seguidas e classificação garantida para as quartas de final.

Sem contestar a decisão do comandante, a estrela da seleção uruguaia entrou no lugar de Ignacio González e se mudou para longe do gol adversário. Com isso, abriu caminho para o brilho de Luis Suárez, que já marcou três gols no Mundial – dois deles na vitória deste sábado sobre a Coreia do Sul – e tem sido o atleta mais elogiado na campanha histórica da Celeste, que não chegava tão longe no torneio desde 1970.

“Não é uma posição estranha para mim. Estou há três anos no Atlético de Madri jogando assim. Fico mais longe do gol, o desgaste físico é maior, mas acho que não jogo mal; inclusive fui artilheiro jogando assim”, analisou o atacante quando questionado sobre como se sentia na função dentro da seleção uruguaia.

Fora da área do time rival, Forlán foi efetivo como finalizador somente no segundo jogo do Uruguai na Copa, contra a África do Sul. O jogador do Atlético de Madri marcou duas vezes e foi o herói da equipe. No jogo seguinte, passou de vez para a posição de meia, não teve nenhuma oportunidade para finalizar, mas deu duas assistências. Luis Suárez foi o autor do gol da vitória por 1 a 0, sobre o México.

Edinson Cavani foi o escolhido para ocupar o lugar vago no ataque da seleção uruguaia. O jogador do Palermo tem sido um bom ajudante para Forlán na marcação, já que recompõe rapidamente quando o seu time é atacado. “Jogando como atacante ou mais atrás, sempre terei a intenção de fazer o melhor para que a seleção uruguaia ganhe, disso não há dúvidas”, afirmou Forlán.

A partida contra a Coreia do Sul também deu sinais de que o astro uruguaio está adaptado à função. O agora meia finalizou duas vezes e distribuiu duas assistências, sendo uma delas decisiva. Forlán fez o cruzamento da esquerda para o primeiro gol de Suárez, após falha do goleiro Sung-ryong.

Apesar dos acertos durante a Copa do Mundo, Tabárez ainda precisa melhorar a ligação do setor defensivo para o ofensivo. Diego Pérez, Areválo e Álvaro Pereira foram decisivos nos desarmes no jogo contra a Coreia do Sul – 48 durante toda a partida, segundo dados do Datafolha. O trio do meio-campo uruguaio roubou as bolas, mas não mostrou eficiência no momentos de ligar os contra-ataques da Celeste. Missão para o jogo contra Gana, na próxima sexta-feira, às 15h30.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host