26/06/2010 - 06h00

Fantasma norte-americano em 2006, Gana encara 'replay' com seleção renovada

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Em 2006, time comandado por Appiah (foto) tirou dos Estados Unidos a oportunidade de ir às oitavas

    Em 2006, time comandado por Appiah (foto) tirou dos Estados Unidos a oportunidade de ir às oitavas

Gana está em sua segunda Copa do Mundo e, pela segunda vez, vai encarar os Estados Unidos em um confronto decisivo neste sábado, às 15h30. Vencedora em 2006, quando ratificou a eliminação norte-americana, a seleção africana encara o reencontro renovada e mais jovem.

O jogo em questão aconteceu na última rodada da primeira fase do Mundial da Alemanha. Os Estados Unidos tinham um ponto, contra três de Gana e República Tcheca, que enfrentaria a Itália no outro jogo da chave.

Donovan e companhia tinham a seu favor o retrospecto surpreendente de 2002, quando os norte-americanos ganharam um espaço inesperado e foram às quartas. Gana, por sua vez, estava na Copa do Mundo pela primeira vez e não tinha Gyan, sua grande esperança no ataque desde aquela época, que estava suspenso.

Mesmo assim, os africanos venceram por 2 a 1, em um jogo marcado por um pênalti polêmico a favor de Gana, feito por Onyewu em Pimpong. A despeito das reclamações norte-americanas, os ganenses seguiram às oitavas e terminaram eliminados pelo Brasil.

Quatro anos depois, os africanos estão mais jovens. A base do time que foi bem na Alemanha foi modificada, e apenas Kingson, John Mensah e Pantsil seguem entre os titulares, além de Gyan. O time agora apoia seu setor ofensivo em jovens como Andre Ayew, Kevin-Prince Boateng e Annan, todos com menos de 23 anos.

Os Estados Unidos, por sua vez, mantiveram a base. Do time que caiu há quatro anos, cinco estão entre os titulares de Bob Bradley na África do Sul: Bocanegra, Cherundolo, Dempsey, Donovan e Onyewu, que foi barrado na partida contra a Argélia. Além deles, os norte-americanos ainda contam com os experientes Howard e DeMerit, que elevam a média de idade do time.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host